Técnicos se capacitam para uso de novo recurso para controle das arboviroses
Técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), participaram nesta sexta-feira (11) de um treinamento para a utilização de um novo inseticida para o trabalho de controle ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Em novembro, foi iniciada no município a ‘Operação Verão contra Arboviroses’.
O treinamento foi ministrado pela equipe da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), do Governo do Estado, e também reuniu técnicos das cidades de Bragança Paulista e Atibaia. O produto químico é fornecido pelo Ministério da Saúde e a utilização é feita, após o manejo ambiental, em pontos específicos para eliminar mosquitos já adultos.
“De tempos em tempos, é fornecido uma nova molécula de inseticida para auxiliar no trabalho e passamos por treinamento, pois seguimos protocolos técnicos do produto e de segurança. A utilização será em locais como borracharia, ferro velho e floricultura, ou seja, em locais com grande quantidade de criadouros, os chamados Pontos Estratégicos. É um recurso que já vai integrar a Operação Verão”, explica a biomédica da Visam, Ana Lúcia de Castro.
Segundo a biomédica, é fundamental que a população permaneça adotando medidas preventivas como: manter os quintais livres de objetos que possam acumular água; eliminar os pratos aparadores das plantas; revisar as calhas para evitar qualquer acúmulo de água; manter garrafas retornáveis armazenadas com a ‘boca’ para baixo e em local protegido da chuva; e limpar com água, sabão e esponja as vasilhas de água dos animais de estimação, pois esse produto não será utilizado em domicílios residenciais.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)