Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Nasa divulga imagem rara de fusão de buracos negros

Publicada em 15/12/2020 às 14:09

A Nasa compartilhou esta semana uma imagem de uma união cósmica impressionante: o processo de fusão de dois buracos negros. A foto foi compartilhada pela agência no Instagram oficial do telescópio Chandra X-ray Observatory, responsável pelo registro.

Cientistas acreditam que esses buracos negros estão tão próximos por estarem em uma espiral em direção ao outro

A descrição da imagem obtida mostra a descoberta em questão estão na galáxia NGC 6240. “Vistos como os ‘pontos’ brilhantes perto do centro da imagem, os buracos negros estão separados por apenas 3 mil anos-luz. Eventualmente, eles flutuarão juntos, formando um buraco negro maior daqui a milhões de anos”, explica a legenda da foto.

Os cientistas acreditam que esses buracos negros estão tão próximos por estarem em uma espiral em direção ao outro, um processo iniciado há cerca de 30 milhões de anos. Ou seja, a imagem remonta a um passado muito distante, embora seus protagonistas tenham sido detectados em 2002 pelo Chandra X-ray.

Paralelamente, um time de pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, publicou um estudo que teoriza a existência de uma “molécula gravitacional” que coexiste na órbita de dois buracos negros, de forma similar ao que se vê com elétrons ao redor do hidrogênio.

Segundo os especialistas, o comportamento desta estranha partícula pode nos levar a melhores compreensões sobre a identidade da chamada matéria escura e a natureza do espaço-tempo. Se este for mesmo o caso, então isso significaria que a matéria escura viria a existir ao redor de um sistema binário de buracos negros.

(Fonte/Imagem: Olhar Digital)


Leia mais CiênciasNotíciasVariedades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/12/15/nasa-divulga-imagem-rara-de-fusao-de-buracos-negros/

Apoio