Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Recém-descoberto, dinossauro brasileiro foi pioneiro em ‘visual chamativo’

Publicada em 15/12/2020 às 12:21

Uma espécie de dinossauro que habitou o Ceará há cerca de 110 milhões de anos, foi apresentado nesta segunda-feira (14) pelo periódico científico Cretaceous Research. A espécie Ubirajara jubatus se destaca como um dos dinossauros com aparência mais elaborada já descritos e ajuda a entender como “aves, tais quais os pavões, herdaram sua capacidade de se exibir”, segundo estudo.

Ubirajara jubatus tinha tamanho aproximado de uma galinha e viveu há 110 milhões de anos

Do tamanho aproximado de uma galinha, a nova espécie revelada pelos cientistas tinha uma crina ao longo do dorso e um par de “fitas” alongadas e rígidas provavelmente saindo do ombro, características nunca vistas antes em fósseis de dinossauros. Estas fitas não são escamas, pelos ou penas como conhecemos, mas estruturas provavelmente únicas deste animal, sendo chamativas e, possivelmente, com a função de atrair parceiros ou intimidar inimigos.

A equipe de cientistas explicou que a espécie foi batizada com a palavra em tupi Ubirajara, que remete a algo como senhor da lança, que se aproxima da aparência física do dinossauro. Vivendo no período Cretáceo, o Ubirajara jubatus faz parte da subordem de dinossauros Theropoda e é “parente” do dinossauro jurássico Compsognathus, encontrado na Europa.

O fóssil apresentado na Cretaceous Research era de um Ubirajara jubatus jovem e possivelmente macho, e marca também o primeiro dinossauro não-aviário encontrado no Crato, formação geológica no Brasil conhecida mundialmente por ter revelado vários fósseis relevantes para a paleontologia.

(Fonte/Imagem: UOL)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/12/15/recem-descoberto-dinossauro-brasileiro-foi-pioneiro-em-visual-chamativo/

Apoio