Funss: solidariedade movimenta doações
Foi por meio das redes sociais e de um aplicativo de mensagens que a servidora pública, Aline Capelli, mobilizou amigos e familiares para fazer o bem ao próximo. Com a ajuda do esposo, Rafhael Cintra, ela arrecadou alimentos não perecíveis e brinquedos usados em bom estado. Todos os itens foram direcionados para o Fundo Social de Solidariedade (Funss), reforçando as campanhas Natal Solidário e Permanente de Solidariedade.
“Normalmente, arrecadamos apenas brinquedos. Neste ano, devido à pandemia, fizemos diferente porque percebemos que, para muitas famílias, falta comida na mesa”, disse ela. “Ficamos impressionados com a participação das pessoas. O resultado foi incrível e estamos muito felizes em intermediar esta colaboração”, afirmou o engenheiro civil.
A partir de uma iniciativa da Família Mortari, do Jardim Santa Gertrudes, da Conferência Santa Maria Goretti e de amigos da comunidade, também foi possível a arrecadação de cestas de alimentos não perecíveis. “Pedimos a colaboração das pessoas para a doação e, entre os beneficiados, pensamos no Fundo Social”, contou Nivaldo Souza Melo. A intermediação entre os organizadores e o Funss foi realizada pelo vereador Dika Xique Xique. “Se cada um fizer a sua parte, é possível ajudar mais e mais pessoas”, explicou Dika.
Parceiro do Fundo Social de Solidariedade, o Colégio Criarte também não deixou de reforçar a corrente do bem, neste final de ano. O evento “Drive-Thru Solidário Especial de Natal”, realizado no último final de semana, arrecadou alimentos não perecíveis e brinquedos para as famílias em vulnerabilidade, assistidas por instituições cadastradas no Fundo Social.
“Nossa equipe seguiu todas as orientações de higiene, saúde e segurança para proporcionar momento de alegria aos pequenos. Os alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I puderam ver e receber uma lembrancinha do Papai Noel, além de ajudar quem mais precisa”, explicou Michele Barrera Martin Azzoni, Coordenadora Pedagógica.
Ações como estas fortalecem o trabalho do Fundo Social de Solidariedade, que atende, hoje, mais de 130 entidades cadastradas. “Costumo dizer que Jundiaí é uma cidade acolhedora à dor do outro, às dificuldades do outro. Por isso, reforço que toda ajuda é bem-vinda”, afirmou Vanessa Machado, presidente do Funss. Além destas instituições, também recebe doações a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), responsável pela atendimento direto às pessoas em vulnerabilidade por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Os interessados em colaborar podem fazer as doações, diretamente, na sede do Fundo Social. A unidade está localizada dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.
(Fonte/ Imagens: Prefeitura de Jundiaí)