Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Raro, filhote de anta albina é resgatado em Piedade (SP)

Publicada em 18/12/2020 às 12:06

Uma filhote de anta albina foi resgatado no bairro Ribeirão Bonito, no final de novembro, pela prefeitura de Piedade. O animal estava perdido e foi encaminhado ao Zoológico de Sorocaba. Trata-se de uma fêmea com um mês de vida, que teria sido abandonada pela mãe e estava muito fraca, com risco de desnutrição.

Após receber cuidados especiais no zoológico, a “Antinha”, como foi apelidada pelos cuidadores, irá contribuir para uma pesquisa genética, que analisa a condição da espécie e a ausência de produção de melanina – a substância que dá a cor à pele.

“Ela é mais sensível à luz solar e pode ter um sistema imunológico mais sensível e isso demanda mais cuidados, como massagem abdominal e o tanque de banho com água morna”, explicou a bióloga do zoo Cecília Pessutti. A filhote é alimentada quatro vezes ao dia com uma mistura de leite de cabra e de vaca e pastagem. 

“Antinha” é acompanhada por uma equipe composta por três profissionais, que fazem seu monitoramento e alimentação

O animal atingiu 15 quilos e deve alcançar a idade adulta aos dois anos e irá permanecer no zoo. “Vai contribuir enormemente para a ciência, porque não é uma nova espécie, é uma situação da espécie.”, conta Cecília.

Histórico

Os estudos da equipe coordenada por Mariana Landis, uma das biólogas responsáveis pelo Projeto Anta, do Instituto Manacá, apontaram outros locais com animais parecidos. O Zoológico de Poznan, na Polônia, relatou três fêmeas nascidas em 1972, 1974 e 1978. No Brasil, uma fêmea também foi confiscada de um criadouro ilegal em São Paulo, em 2010, e levada para um centro de reabilitação de vida selvagem em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde morreu em 2015.

(Fonte/Imagem: G1)


Leia mais CiênciasMeio AmbienteNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/12/18/raro-filhote-de-anta-albina-e-resgatado-em-piedade-sp/

Apoio