Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Adegas oferecem produtos locais para movimentar economia no Natal

Publicada em 21/12/2020 às 13:19
Tintos, brancos, roses, secos, suaves, frizantes. A variedade é imensa e cada adega tem se especializado cada vez mais em oferecer produtos diferenciados

Atualmente, a cidade de Jundiaí possui dezenas de adegas produtoras de vinho. São diferentes tipos de vinhos fabricados na Terra da Uva e, muitos deles, produzidos tradicionalmente há mais de 100 anos, com reconhecimento e prêmios internacionais.

Com a pandemia do Coronavírus, o setor de turismo e comércio foi bastante afetado, obrigando produtores a parar algumas atividades, como as visitações e consumo no local. Agora, com o período de festas e a proximidade do Natal, produtores rurais começam a ter procura pelos produtos que fazem sucesso e levam o nome de Jundiaí para todo o Brasil.

Tintos, brancos, roses, secos, suaves, frizantes. A variedade é imensa e cada adega tem se especializado cada vez mais em oferecer produtos diferenciados. Confira uma lista das adegas de vinho que vai ajudar a tornar este Natal muito mais especial e jundiaiense:

  • Adega Beraldo di Cali

Beraldo Paolini adquiriu a propriedade em 1927. Para ele, esse sítio significava mais do que um lugar para criar raízes e fazer a vida, significava também estreitar um laço com sua terra e com sua história. A tradição no cultivo da uva e na elaboração do vinho foi seguida por quatro gerações da família, sendo fundada em 2001, a Adega Beraldo di Cale, uma homenagem ao avô Beraldo, nascido em Cittaducale, Itália.

Endereço: Estrada Municipal de Jarinu, Km 12 – Caxambu
Telefone: (11) 4584-4330 / 4584-1049
E-mail: adega@beraldodicale.com.br
Site: www.beraldodicale.com.br
Facebook: Adega e Restaurante Beraldo di Cale
Instagram: beraldodicale
Horário de funcionamento: Terça a domingo 8h às 17h30.
Formas de pagamento: Dinheiro, cheque e débito

  • Adega Brunholi 

A Família Brunholi teve origem no Brasil, quando o senhor Antônio Brunholi, fugindo da guerra chegou na cidade de Itatiba e começou a trabalhar nas lavouras de café. Depois de alguns anos conseguiu comprar um pedaço de terra em Jundiaí onde começou com a sua plantação de uva. São quatro gerações que dão continuidade ao seu sonho. Hoje o complexo Villa Brunholi, possui a Fábrica de Vinhos, a Adega, o Restaurante, o Museu do Vinho e uma mini fazenda.

Endereço: Av. Humberto Cereser, 5900 – Caxambu
Telefone: (11) 4584-1799
E-mail: adega@brunholi.com.br
Site: www.villabrunholi.com.br
Facebook: Villa Brunholi
Instagram: villabrunholi
Horário de funcionamento: Terça a domingo das 9h às 17h30

  • Adega do Português

Os portugueses José Coelho Capitão e Fernanda Maria Moniz trouxeram da Ilha da Madeira esperança nas novas terras e a paixão pelo vinho. Em 1965, fundaram a Adega do Português no sítio para onde se mudaram em Jundiaí. Desde então, a adega funciona no local com fabricação de vinhos, licores, além da venda de destilados, uvas e derivados.

Endereço: Av. José Mezzalira, 4405 – Ivoturucaia
Telefone: (11) 4584-1128
E-mail: adega.portugues@terra.com.br
Site: www.adegadoportugues.com
Facebook: Adega do Português
Instagram: sitio.doportugues
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 8h às 18h. Domingo das 9h às 17h

  • Adega Fontebasso

Em 1892, o senhor Santo Fontebasso comprou a propriedade e nela se instalou com a família, onde começou a produzir uvas para consumo e venda e também outras pequenas produções de hortaliças para consumo e pequenas criações de animais. Hoje em dia, continuamos com a tradição e os costumes daquela época, com a produção rural e artesanal do vinho.

Endereço: Av. Humberto Cereser, 7405 – Roseira
Telefone: (11) 4584-3789
E-mail: adegafontebasso@hotmail.com
Facebook: Adega Fontebasso
Instagram: sitiofontebasso
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 17h. Sábado e domingo das 9h às 16h
Formas de pagamento: Dinheiro ou cartão
Tipos de vinhos produzidos: Tinto Seco, Tinto Suave, Branco Seco, Branco Licoroso Doce, Rosado Licoroso Doce
Outros produtos comercializados: Salame, queijos, licores, cachaças doces, vinagra de vinho, pimentas, suco de uva

  • Adega Fratelli di Boschini

Localizada na região do Caxambu, a Fratelli di Boschini vem se renovando e se adaptando às novas normas e tendências no mercado do vinho. Com os tradicionais vinhos de uvas niagaras, mantêm em sua linha de produtos os vestígios da sua história. Vinhos finos e espumantes também são produzidos pela adega, dividindo os paladares mais variados.

Endereço: Av. Comedador Antônio Borin, 5087 – Caxambu
Telefone: (11) 4584-5284
Facebook: Vinhos Fratelli
Instagram: vinhosfratelli
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 18h. Sábado das 9h às 16h. Domingo das 9h às 13h.
Formas de pagamento: Dinheiro ou cheque
Tipos de vinhos produzidos: Tinto (seco e suave), Rosé (suave), Branco (seco e suave), Bordô (seco e suave), Frisante, Merlot, Cabernet
Outros produtos comercializados: Conservas, cachaças aromatizadas, pães, crustoli, compotas

  • Adega Galvão

Todo início foi com a colonização italiana. O Sr. Galvão comprou o sítio onde a adega está localizada, inicialmente todo o sítio tinha plantação de uva, principal renda da família. E visando uma forma de aproveitar toda a uva que não era vendida, se iniciou a produção de vinho e assim a Adega Galvão foi criada.

Endereço: Av. Maria Negrini Negro, 950 – Caxambu
Telefone: (11) 4584-6099
E-mail: galvao.adega@gmail.com
Facebook: Adega Galvão
Instagram: adegaecervejariagalvao
Horário de funcionamento: Terça a sábado das 9h às 18h. Domingo e feriado das 9 às 17h.
Formas de pagamento: Dinheiro, cartão de débito e crédito
Tipos de vinhos produzidos: Tinto suave (Bordô), Tinto Seco (Bordô e Curbina com Isabel), Rosé Suave (Niagara), Rosé Seco (Niagara), Branco Suave (Niagara) e Branco Seco (Niagara)
Outros produtos comercializados: Licores: Marula, Café, Milho, Meia de Seda, Coco, Uva e Chocolate; Coquetéis: Pinga com Rapadura e Pinga com Mel; Cerveja Artesanais: Pilsen, Weiss (trigo), American Talehle (Ata), Indian Tale Ale (Ita), Stout, Chopp de Vinho

  • Adega Martins

Com descendência italiana, a Família Martins era meeira de uva até 1991, quando adquiriu a propriedade em que estavam e passou a plantar suas próprias uvas. Para agregar na renda, começou a comercializar não só a uva como o vinho que fazia para o consumo familiar, assim produzindo um vinho muito particular e com características diferenciadas.

Endereço: Rua Mário Gobbo, 1801 – Bairro Jundiaí Mirim
Telefone: (11) 4584-3250 / 99628-6291
E-mail: contato@adegamartins.com.br
Site: www.adegamartins.com.br
Facebook: Adega Martins / Vinhos Don Martê
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 18h

  • Adega Maziero

Fundada há mais de 60 anos, a Adega Maziero, atualmente administrada por Pedro Maziero e seu filho Clemente Natal Maziero, foi a adega escolhida para produzir o vinho que o Papa Bento XVI celebrou a missa em sua vinda ao Brasil em 2007. O vinho servido para a celebração foi o Rosé Suave. Em 2013 a Adega Maziero voltou a fornecer o vinho que foi servido no almoço do Papa Francisco em sua visita ao Brasil. O vinho servido foi o Moscato Seco e o Bordô Seco para o almoço e Rosé para a celebração.

Endereço: Av. Maria Negrini Negro, 2051 – Caxambu
Telefone: (11) 4584-1810
E-mail: adegamaziero@yahoo.com.br
Facebook: Adega Maziero
Instagram: adegamaziero
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 8h às 18h. Domingo e feriado das 8h às 16h

  • Adega Negrini

Mantendo o costume dos avôs italianos, o Sr. Pedro Negrini, na década de 80, começou a produzir seu vinho, primeiramente para consumo próprio e depois para comercialização. Atualmente a Adega é administrada pelos seus filhos, que seguem a tradição. A propriedade produz uvas como a Isabel, Curbina e Niágara, e com elas são produzidos diferentes tipos de vinho que são vendidos na Adega Negrini.

Endereço: Av. José Mezzalira, 216 – Ivoturucaia
Telefone: (11) 4584-5564
Facebook: Adega Negrini
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 18h30

  • Adega Oliveira

Diferente das tradicionais adegas jundiaienses, a Adega Oliveira começou a comercializar seu vinho recentemente, em 2007. Sua idealização ocorreu em 1984, quando Ivan Lucio de Oliveira, com doze anos, se interessou em fazer vinho, sendo sua primeira produção aprovada pelos pais e familiares. A paixão pelo vinho veio por parte dos tios maternos, que eram viticultores. Após anos, Ivan definiu que faria uma adega no sítio da família e começou a comercializar sua produção.

Endereço: Rua Luiz Fontebasso, 397 – Champirra
Telefone: (11) 4535-1716
E-mail: adegaoliveira@yahoo.com.br
Facebook: Adega Oliveira
Instagram: adegaoliveirajundiai
Horário de funcionamento: Sábado das 9h às 17h30. Domingo das 9h às 13h

  • Adega Vendramin

A propriedade em que fica localizada a adega Vendramin esta com a família há mais de 100 anos. Italinos, os Vendramin chegaram primeiro em Campinas, para depois explorarem o cultivo de uva em Jundiaí. Atualmente, ela é administrada pelas mulheres da família, que comercializam vinhos, geleias e pães.

Endereço: Av. Comendador Antonio Borin, 5189 – Caxambu
Telefone: (11) 4584-0441 / 97102-8708
E-mail: familia.vendramin@hotmail.com
Facebook: Sítio Família Vendramin
Instagram: sitiovendramin
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 18h

  • Vinícola do Castanho

Sua história teve início em 1961 quando Aristides Leme da Silva, fundador da vinícola, se encontrava desempregado e com a necessidade ajudar no sustento da família. Decidiu então se aventurar na fabricação de cachaças. Em 1968, Aristides adquiriu a propriedade onde hoje está instalada a Vinícola Castanho para criar a Cachaça Dia a Dia. No entanto, a propriedade já contava com cerca de 1.000 pés de uva, assim Aristides também começou os primeiros ensaios na fabricação de vinhos. No ano seguinte, o Vinho Castanho começou a ser comercializado nos mercados da região. Atualmente a Vinícola Castanho conta com cerca de 15 mil pés de uvas.

Endereço: Travessa dos Patos, 1050 – Bairro Castanho (Km 55,5 da Rodovia Tancredo Neves – Estrada Velha para São Paulo)
Telefone: (11) 4537-1502
E-mail: contato@vinicolacastanho.com.br
Site: www.vinicolacastanho.com.br
Facebook: Vinícola Castanho
Instagram: vinicolacastanho
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 8h às 17h30. Domingo e feriado das 9h às 13h

  • Vinícola Sacomani

A história da vinícola teve inicio em 1885, em Genova – Itália, quando o Sr. Luize Saccomani e sua esposa Pellegrina Saccomani, embarcaram com destino ao Porto de Santos no Brasil. Trouxeram em sua bagagem mudas da uva Catawba Rosa e se instalaram no bairro Vila Arens, em Jundiaí, vindo a serem plantadas depois pela por sua neta no Horto Florestal. Hoje a propriedade administrada pela quarta geração busca manter a tradicional forma de cultivo das parreiras em sistema de caramanchão (pergolado) de cultivo e utilizando métodos tradicionais e modernos de fabricação de seus produtos.

Endereço: Av. Companhia Paulista de Estrada de Ferro, 2247 – Horto Florestal
Telefone: (11) 97351-4359
E-mail: contatosaccomani@gmail.com
Site: www.vinicolasaccomani.com.br
Facebook: Vinícola Saccomani
Instagram: vinicolasaccomani_oficial
Horário de funcionamento: De segunda a segunda, mediante reserva.
Formas de pagamento: Dinheiro, cartões de débito e crédito.
Tipos de vinhos produzidos: Vinho natural da uva Catawba Rosa

(Fonte: Turismo Jundiaí / Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais DestaqueEconomiaNotíciasTurismo
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/12/21/adegas-oferecem-produtos-locais-para-movimentar-economia-no-natal/

Apoio