Alinhamento entre Júpiter e Saturno ocorre nesta segunda (21)
Em 21 de dezembro, no cair da noite, o céu nos proporcionará um dos eventos astronômicos mais espetaculares do ano. Trata-se da “grande conjunção” de Júpiter e Saturno, um fenômeno no qual esses dois planetas estarão alinhados de tal forma que parecem formar um planeta “duplo”.
Embora esses dois planetas se encontrem nesta posição a cada 20 anos, o encontro de 2020 é muito particular, pois quase 400 anos se passaram desde que ambos estiveram tão próximos um do outro, e cerca de 800 anos desde que aconteceu à noite, o que permitirá que seja visÃvel em quase todos os lugares do mundo, observa a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.
A proximidade, é claro, é uma questão de perspectiva: esses dois planetas estão na verdade separados por centenas de milhões de quilômetros. Quem estiver perto do Equador poderá observar o fenômeno melhor, pois vai durar mais ali.
Devido à sua luminosidade, o fenômeno pode ser visto sem binóculos ou telescópio. Os observadores deverão olhar para o oeste, mas é importante que seja feito de um lugar claro como um parque ou um piso elevado, sem nada à sua frente que obstrua a visão e, se possÃvel, com pouca poluição luminosa. À primeira vista, os dois planetas aparecerão quase “colados” no céu crepuscular da noite. O maior e mais brilhante ponto de luz é Júpiter.
(Fonte/Imagem: G1)