Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Butantan diz que 3ª e última fase de testes da CoronaVac foi concluída

Publicada em 22/12/2020 às 09:29

O Instituto Butantan anunciou nesta segunda-feira (21) que foi concluída a terceira e última fase de testes clínicos da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo instituto em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Pelas redes sociais, o Butantan também anunciou nesta segunda que “os resultados [da fase 3] serão encaminhados para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, e que, “em breve, a primeira vacina brasileira contra o Covid-19 estará pronta”.

No entanto, os resultados da fase 3, que visa a comprovar a eficácia da vacina como imunizante contra a Covid-19, ainda não foram divulgados publicamente. A previsão do instituto é divulgar os resultados da fase 3 de testes da CoronaVac nesta quarta-feira (23). A publicação dos resultados deveria ter ocorrido no dia 15 de dezembro, mas foi postergada para dia 23.

“O estudo clínico foi encerrado com mais de 13 mil participantes e os dados foram submetidos a análise que envolve a decisão final e apresentação dos dados pelo comitê internacional. Isso vai acontecer dia 23, a data está mantida”, disse Dimas Covas, diretor do Butantan, nesta segunda.

Segundo o governo, a fase 3 dos testes da CoronaVac no Brasil registra pelo menos 170 voluntários contaminados. O estudo conclusivo vai medir a taxa de eficácia do imunizante comparando quantos caos confirmados ocorreram nos voluntários que receberam placebo e quantos naqueles que tomaram a vacina. A taxa mínima de eficácia recomendada pela Anvisa é de 50%.

Na última quarta-feira (16), o governo federal incluiu a CoronaVac no plano nacional de vacinação. No entanto, o governo paulista diz que aguarda uma formalização da intenção de compra das doses pelo Ministério da Saúde.

Compra de seringas

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (21) a compra de mais 100 milhões de seringas e agulhas para aplicação da vacina CoronaVac. Doria também manteve a previsão de iniciar a vacinação contra o coronavírus no estado no dia 25 de janeiro.

“Estamos ampliando o estoque para termos certeza, convicção, de que nenhum insumo faltará para o sistema médico do estado de São Paulo para atender à população na vacinação, que começa, repito, no dia 25 de janeiro aqui no estado de São Paulo”, afirmou o governador durante coletiva de imprensa no início da tarde.

Na semana passada, quando foram iniciados os pregões, o governo afirmou que 50 milhões seriam reservadas para a vacinação contra a Covi-19 e as outras 50 milhões para outras vacinas do calendário regular.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, nos primeiros pregões, abertos na última sexta (18), foram adquiridos 2 milhões dos insumos. No total, serão realizados 27 pregões para aquisição dos materiais. As empresas vencedoras poderão entregar os insumos até julho, conforme a definição de cada uma das licitações.

O governo do estado já possui 11 milhões de seringas e agulhas reservadas para o início da vacinação contra a Covid-19 em São Paulo.

Lotes da vacina

Na próxima quinta-feira (24), o governo de São Paulo receberá novos lotes da matéria-prima da CoronaVac.

“A matéria-prima para 5,5 milhões de doses chegará em mais um voo vindo da Sinovac, em Pequim, representando o maior lote de vacinas já desembarcado no Brasil e também no continente latino-americano”, disse Doria.

Atualmente, o governo de São Paulo já tem 3,1 milhões de doses armazenadas no Instituto Butantan.

Ainda de acordo com o governo paulista, outros dois carregamentos devem chegar até o final de dezembro, sendo 400 mil doses no próximo dia 28 e 1,6 milhão no dia 30. “Com isso, São Paulo terá, ainda este ano, 10, 8 milhões de doses da vacina do Butantan, a vacina contra a Covid-19, em solo brasileiro”, afirmou Doria.

(Fonte: g1 / Foto: André Melo Andrade/Immagini/Estadão Conteúdo)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/12/22/butantan-diz-que-terceira-e-ultima-fase-de-testes-da-coronavac-foi-concluida/

Apoio