Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Educação recebe treinamento de prevenção ao Coronavírus

Publicada em 23/12/2020 às 08:44

Uso de avental, luvas, manuseio e descarte correto das máscaras de proteção e higienização das mãos, essas foram algumas das orientações recebidas pelos gestores e diretores das EMEBs de Jundiaí, durante os treinamentos realizados nos dias 21 e 22 de dezembro, no Complexo Fepasa, em uma parceria entre as Unidades de Gestão de Educação (UGE), Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP) e o Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (CEREST).

Profissionais puderam sanar as dúvidas sobre o protocolo de uso dos equipamentos

“Diferentemente daqueles que atuam na saúde, os profissionais da educação não tinham até o início da pandemia, a necessidade de uso desses equipamentos de segurança na prevenção do Coronavírus. Com o previsto retorno das aulas, é necessário fazer os esclarecimentos e sanar todas as dúvidas. Esse é um momento de treinamento, explanação, apresentação de vídeos, primeiramente com os diretores e, na sequência, com os outros profissionais”, explica o chefe de divisão de engenharia da segurança do trabalho da UGAGP, André Mestrine. 

A atividade faz parte do plano de ação e estratégias da Prefeitura de Jundiaí para a retomada das aulas presenciais em 2021. “Ainda que no próximo ano esse retorno aconteça de forma gradativa e com rotatividade, a forma com que o atendimento às crianças irá acontecer, precisa ser analisada de maneira cautelosa. Esse treinamento também é fruto do nosso estudo de medidas preventivas. Hoje, a equipe do CEREST está trabalhando os conhecimentos diante do aspecto de segurança e saúde relativos ao ambiente de trabalho, ou seja, como proteger os servidores. É claro que em paralelo também estão agindo em relação às crianças”, comenta Tânia Gurgel, diretora do departamento de formação de Jundiaí. 

Alberto Chiyoda, diretor da EMEB Lucirio Valli, na Vila Maringá, aproveitou para destacar a importância do treinamento prévio. “O trabalho é coletivo. Nós realmente precisamos entender os protocolos necessários, formas de manuseio correto dos EPIs para garantir a proteção adequada aos profissionais e aos alunos também”. 

A técnica de enfermagem e autoridade sanitária do CEREST, Gabriela Souza Araújo, ficou responsável pela demonstração do uso dos EPIs, além de explicar que essa dinâmica acontecerá mediante a distância entre os alunos em relação aos profissionais. “Todos precisam estar protegidos enquanto estiverem realizando suas tarefas. Para cada atividade realizada, há a utilização de um determinado equipamento”. 

“O treinamento é essencial para que nós tenhamos a possibilidade de pensar a escola na sua organização, na sua diversidade em relação aos espaços arquitetônicos e ambientes que ela tem, por isso, todo treinamento que a Unidade de Gestão de Educação puder oferecer, especialmente as equipes gestoras, para que treinem os seus servidores, nós o faremos”, finaliza a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais DestaqueEducaçãoNotíciasSaúdeSegurança
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/12/23/educacao-de-jundiai-recebe-treinamento-de-prevencao-ao-coronavirus/

Apoio