Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Nasa finaliza plataforma para voos comerciais ao espaço

Publicada em 28/12/2020 às 09:30
Nasa terminou de construir plataforma exclusiva para foguetes de voos comerciais menores

A Nasa concluiu a construção do Launch Complex 48 (LC-48), uma plataforma de lançamento para voos espaciais comerciais. O complexo instalado no Space Center, na Flórida, poderá lançar espaçonaves menores e alavancar missões espaciais do gênero.

O local foi projetado para suportar até 52 lançamentos por ano. Toda infraestrutura foi pensada de forma a atender as necessidades das empresas que se interessarem pelo programa. Desse modo, a plataforma poderá ser utilizada “por múltiplos fornecedores, sem estruturas permanentes, permitindo configurações flexíveis de acordo com quem a utiliza”, relata o site TechCrunch.

Entretanto, a Nasa destaca que ainda não possui uma lista de empresas que usarão a plataforma. A carteira de parceiros poderá incluir a Boeing, apesar dela ter suspendido seu projeto referente ao avião espacial Phantom Express (XS-1). Igualmente, outra possível parceria poderá ser firmada com a Astra, com seu veículo de lançamento Rocket 3.

“Várias pessoas nos procuraram sobre o Launch Complex 48, que ainda não estão em posição de usá-lo, mas estão chegando perto. Estamos continuando essas discussões. Minha expectativa é que durante o período de 2021, começaremos a ver empresas lançarem a partir do LC-48”, afirmou Tom Engler, diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Centro Espacial Kennedy. 

As plataformas já existentes no Complexo da Nasa, na Flórida, já acolheram famosos foguetes

Histórico

O LC-48 começou a ser projetado em 2016, para que voos comerciais não ficassem sob completa dependência dos lançamentos do Programa Artemis, que pretende levar humanos à Lua em 2024. Em 2018, empreiteiros foram contratados para finalizar o design da obra, e, em 2019, as construções foram iniciadas.

Apesar de uma pausa nos trabalhos em março de 2020 por conta da pandemia de Covid-19, o Complexo foi retomado em junho e finalizado em outubro. O local é o primeiro construído no Space Center da Flórida desde 1960. As plataformas LC-39A e B já abrigaram os enormes foguetes Apollo Saturn IB e V, ônibus espaciais, Ares IX, Falcon 9 e Falcon Heavies.

(Fonte/Imagem: Olhar Digital)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/12/28/nasa-finaliza-plataforma-para-voos-comerciais-ao-espaco/

Apoio