Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Anvisa diz que Fiocruz pedirá uso emergencial da vacina de Oxford

Publicada em 30/12/2020 às 15:43

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou hoje que a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), laboratório brasileiro parceiro da AstraZeneca – responsável pela vacina de Oxford -, irá pedir autorização para o uso emergencial do imunizante contra a Covid-19 no Brasil, mas não disse quando isso acontecerá.

Fiocruz entrará com pedido do uso emergencial da vacina de Oxford contra a Covid-19 no Brasil

Até agora, a Fundação havia informado apenas que pediria o registro definitivo – hoje, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, disse que esse pedido será feito até o próximo dia 15 de janeiro. A data já havia sido antecipada à Folha de São Paulo pelo vice-presidente da fundação, Marco Krieger.

Uma reunião entre a alta gestão da agência e representantes da AstraZeneca aconteceu hoje e, segundo a Anvisa, o laboratório declarou que não há dificuldades regulatórias para atender as medidas impostas pela agência para o uso do imunizante no país.

Segundo a Anvisa, o prazo para a análise do uso emergencial da vacina é de dez dias contados a partir do dia do pedido formalizado junto à agência. Para as autorizações de registro definitivo, a avaliação pode levar até 60 dias.

“Este período [de 10 dias de análise] pode ser menor, a depender da quantidade de pacotes de informação já entregues pelo laboratório para a Anvisa dentro do processo de Submissão Continua”, disse a agência. O Reino Unido se tornou hoje o primeiro país a autorizar o uso emergencial da vacina de Oxford. Em nota, a AstraZeneca informou que seguirá o processo de submissão contínua para pedir o registro também no Brasil.

(Fonte: UOL / Imagem: JDV)


Leia mais GeralNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/12/30/anvisa-diz-que-fiocruz-pedira-uso-emergencial-da-vacina-de-oxford/

Apoio