Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Astrônomos detectam misterioso sinal espacial de rádio

Publicada em 30/12/2020 às 16:36

Cientistas do Instituto SETI, dizem que identificaram um sinal vindo de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do nosso sol, acreditando que o contato pode ter partido de uma civilização alienígena. 

De acordo com artigo publicado em primeira mão pelo The Guardian, o sinal foi descoberto pelo Breakthrough Listen, um projeto fundado para ouvir sinais de vida extraterrestre afiliado ao físico Stephen Hawking.

Sinal foi descoberto pelo Breakthrough Listen, projeto fundado para ouvir sinais de vida extraterrestre afiliado ao físico Stephen Hawking

“É o primeiro candidato sério desde o‘ Uau! sinal”, disse ao jornal um pesquisador familiarizado com a descoberta, que pediu anonimato para discutir o trabalho. A mensagem “Uau! sinal”, registrado em 1977, é amplamente considerado o achado mais promissor na história do SETI – embora, como a descoberta mais recente, suas implicações tenham sido calorosamente debatidas.

De acordo com fontes do The Guardian, o sinal foi captado pelo telescópio Parkes na Austrália no ano passado, onde parecia ser proveniente do sistema Proxima Centauri. Ele despertou o interesse dos pesquisadores por vários motivos. Uma é que está em torno de 980 MHz, uma faixa na qual não deveria haver nenhuma nave humana transmitindo. 

Outra razão é que sua frequência está mudando de uma forma que os cientistas dizem que indica que pode estar vindo da superfície de um exoplaneta em órbita – e Proxima Centauri é conhecido por ter um exoplaneta na “zona habitável”. Os pesquisadores agora estão trabalhando em um artigo sobre a descoberta, de acordo com o Guardian.

Ainda assim, a comunidade científica permanece cética.“As chances de isso ser um sinal artificial da Proxima Centauri parecem impressionantes”, disse o astrobiólogo Lewis Dartnell da Universidade de Westminster ao Guardian. O relatório foi corroborado mais tarde no mesmo dia pela Scientific American, que bloqueou um melhor acesso aos pesquisadores por trás do projeto e relatou que eles estão pedindo ceticismo – mas, surpreendentemente, estão deixando em aberto a possibilidade de que poderia ser uma tecnossignatura alienígena.

Fontes familiarizadas com a descoberta também esclareceram à Scientific American que o sinal não parece conter nenhuma informação. Em outras palavras, é basicamente apenas um tom – e provavelmente vindo de uma espaçonave lançada da Terra.

(Fonte/Imagem: Hypeness)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/12/30/astronomos-detectam-misterioso-sinal-espacial-de-radio/

Apoio