Em 2020, Jundiaà renovou convênio com a Mata Ciliar para acolher animais silvestres
Em janeiro deste ano, a Prefeitura assinou um novo convênio com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Mata Ciliar para acolhimento, tratamento e soltura de animais silvestres. O termo também atribui à Associação a responsabilidade pelo treinamento do pessoal que acolhe jaguatiricas, carcarás, gambás, ouriços, onças e outros bichos abandonados ou que precisam de cuidados médicos.
O novo convênio tem vigência de 12 meses e o valor total do repasse da prefeitura à OSC é de R$ 307,7 mil (R$ 25,6 mil mensais), recurso do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental. A capacidade de atendimento da Mata Ciliar é superior a 300 animais por ano. A meta da prefeitura é reabilitar e devolver à natureza 20% da fauna silvestre assistida pela associação.
A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) também intensificou as campanhas preventivas e o combate às queimadas, principalmente na Serra do Japi, além de realizar seminários virtuais com especialistas nacionais e internacionais para discutir junto a educadores, especialistas e a população em geral assuntos diversos ligados ao Urbanismo e ao Meio Ambiente.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de JundiaÃ)