Em ano de pandemia, avaliação do PPA atinge expectativa
O monitoramento (acompanhamento, controle e avaliação) de metas é tarefa essencial do ciclo de planejamento e fundamental no atingimento dos resultados desejados e monitoramento da evolução das Políticas Públicas propostas. Com a criação de uma metodologia de acompanhamento bimestral, a gestão municipal pode realizar ações pontuais e necessárias para focar nas entregas aos cidadãos.
A criação de um Sistema Integrado de Monitoramento de Metas do PPA 2018-2021, chamado SIMPPA, teve como propósito aumentar a eficiência gerencial, exercendo novas formas de controle e elevando os níveis de transparência e responsabilidade do poder público perante a sociedade.
Portanto, foram dadas como prioridade a avaliação constante dos instrumentos de Planejamento e Orçamento presentes no município, a criação de metas e indicadores para verificação dos resultados a serem alcançados, além da criação de um hotsite que permite ao cidadão acompanhar o cumprimento do Plano Plurianual, o que foi possível graças ao desenvolvimento de um sistema de Business Intelligence (BI) para acompanhamento gerencial em tempo real da evolução das metas e dos índices de eficácia dos conjuntos de programas e ações propostos. Estes instrumentos são vitais para a correção de rumos e, assim, no alcance dos resultados esperados.
“Os Indicadores de Eficácia representam uma forma direta e transparente de mostrar em que medida aquilo que foi previsto inicialmente em determinada ação está sendo realizado. Eles são baseados nos indicadores de produto das ações realizadas”, ressalta o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi.
O atingimento das metas no ano de 2020 foi bastante prejudicado em virtude dos impactos causados pela pandemia do Covid-19. Porém, nos anos anteriores o PPA manteve seu índice geral de execução em média de 72%, índice este considerado bastante adequado, e que demonstra um alto grau de acerto na construção das metas propostas logo no início de 2017, em meio a um cenário incerto para um governo que acabara de assumir os rumos do planejamento de uma cidade com as finanças deterioradas e com grandes demandas.
Abaixo seguem dados de execução do Plano Plurianual até a sua última atualização, em outubro de 2020 (as atualizações ocorrem bimestralmente).
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)