Emeb Candelário, na Vila Hortolândia, entra na reta final das obras
As obras da Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, já estão em fase de acabamento. Antes sediada em um prédio antigo, que apresentava diversos problemas estruturais, a escola foi totalmente reconstruÃda com base no olhar das crianças.
As obras são resultado de parcerias com a iniciativa privada – a partir de contrapartidas de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) – e investimento da Prefeitura de Jundiaà para oferecer educação de qualidade em um espaço mais moderno, amplo, acessÃvel e dentro do conceito Escola Inovadora.
A Emeb Joaquim Candelário de Freitas é o maior e mais moderno prédio para uma unidade escolar do municÃpio, com investimento total de cerca de 12 milhões. Ao todo serão três pavimentos em construção pré-fabricada, acessÃvel – contando inclusive com elevador – e preparada com dispositivos sustentáveis para o uso de energia solar e reuso de água em seus 4,7 mil metros quadrados de área, com biblioteca, laboratório, auditório, 14 salas de aula e uma quadra coberta.
De acordo com a gestora da Unidade de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, a Emeb é uma Escola Inovadora. “A escola ainda tem os conceitos de sustentabilidade, pensando nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), e também na organização dos ambientes de aprendizagem”, explica.
O espaço ainda contará com a interligação com a praça ao lado e projetos de melhoria no entorno da escola em um trabalho com outras unidades de gestão, como Mobilidade e Transporte; Infraestrutura e Serviços Públicos; e Cultura.
Cidade das Crianças
A Emeb Joaquim Candelário de Freitas foi reconstruÃda com o olhar das crianças, que se reuniram com os professores e arquiteto responsável pela obra para definir como seria a nova escola.
“A partir do momento em que as crianças pensam a construção da sua escola com os espaços que elas desejam, já é um indÃcio de que as aprendizagens terão uma conotação de participação, investigação e experimentação” afirma a gestora.
Esta iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo municÃpio, integrante da Rede Latino-Americana ‘Cidade das Crianças’ e que, desde dezembro de 2020, também está inserida na Rede Urban95, sob a tutela da fundação holandesa Bernard van Leer.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de JundiaÃ)