Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Emeb Candelário, na Vila Hortolândia, entra na reta final das obras

Publicada em 30/12/2020 às 14:50

As obras da Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, já estão em fase de acabamento. Antes sediada em um prédio antigo, que apresentava diversos problemas estruturais, a escola foi totalmente reconstruída com base no olhar das crianças.

As obras são resultado de parcerias com a iniciativa privada – a partir de contrapartidas de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) – e investimento da Prefeitura de Jundiaí para oferecer educação de qualidade em um espaço mais moderno, amplo, acessível e dentro do conceito Escola Inovadora.

Emeb Candelário é o maior e mais moderno prédio para uma unidade escolar do município, com investimento de 12 milhões

A Emeb Joaquim Candelário de Freitas é o maior e mais moderno prédio para uma unidade escolar do município, com investimento total de cerca de 12 milhões. Ao todo serão três pavimentos em construção pré-fabricada, acessível – contando inclusive com elevador – e preparada com dispositivos sustentáveis para o uso de energia solar e reuso de água em seus 4,7 mil metros quadrados de área, com biblioteca, laboratório, auditório, 14 salas de aula e uma quadra coberta.

De acordo com a gestora da Unidade de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, a Emeb é uma Escola Inovadora. “A escola ainda tem os conceitos de sustentabilidade, pensando nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), e também na organização dos ambientes de aprendizagem”, explica.

O espaço ainda contará com a interligação com a praça ao lado e projetos de melhoria no entorno da escola em um trabalho com outras unidades de gestão, como Mobilidade e Transporte; Infraestrutura e Serviços Públicos; e Cultura.

Cidade das Crianças

A Emeb Joaquim Candelário de Freitas foi reconstruída com o olhar das crianças, que se reuniram com os professores e arquiteto responsável pela obra para definir como seria a nova escola.

“A partir do momento em que as crianças pensam a construção da sua escola com os espaços que elas desejam, já é um indício de que as aprendizagens terão uma conotação de participação, investigação e experimentação” afirma a gestora.

Esta iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo município, integrante da Rede Latino-Americana ‘Cidade das Crianças’ e que, desde dezembro de 2020, também está inserida na Rede Urban95, sob a tutela da fundação holandesa Bernard van Leer.

(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaqueEducaçãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/12/30/emeb-candelario-de-freitas-na-vila-hortolandia-entra-na-reta-final-das-obras/

Apoio