Fotógrafos de Jundiaà compartilham experiências da profissão
Seja para registrar um momento importante, uma paisagem incrÃvel ou um sorriso marcante, a fotografia ganhou um lugar especial na vida das pessoas. Uma foto tem o poder de despertar lembranças e sensações, como aquele tÃpico friozinho na barriga.
O dia 08 de janeiro é uma data dedicada aos profissionais da fotografia, que sempre buscam a melhor luz, o ângulo perfeito e o cenário ideal para capturar uma bela foto.
A fotógrafa e professora da TVTEC JundiaÃ, Grace Sanches, começou sua carreira há 10 anos. A paixão por contar histórias e documentá-las, foi o que a impulsionou na escolha da profissão. Através da fotografia, ela teve a oportunidade de orientar diversos olhares a enxergarem o mundo de forma diferente.
“Em 1 segundo ou muito menos, a fotografia é capaz de colocar nosso olhar sobre o acontecimento. É um ato de muita responsabilidade o de se comunicar por meio da foto, mas também é criação e liberdade”, afirma Grace.
Para o fotógrafo, Mário Sérgio Esteves, a fotografia representa paixão, pois foi através dela que conseguiu criar seus três filhos. “Comecei a fotografar profissionalmente em 1980, mas já gostava disso na infância”, conta.
Segundo ele, o aprendizado era muito difÃcil há 40 anos. “À medida que ia aprendendo, a minha paixão aumentava. A primeira vez que vi uma imagem aparecer no revelador foi decisiva: vou trabalhar com isso”, concluiu.
Essa data surgiu no Brasil, pois marca o dia em que a daguerreotipia foi trazida ao paÃs. A TVTEC Jundiaà parabeniza todos os fotógrafos por carregarem o dom de eternizar momentos.
(Texto: Gabriela Lobo/Foto: Arquivo pessoal/Unsplash)