Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí oferece serviços voltados para a saúde mental

Publicada em 08/01/2021 às 16:18

O mês de janeiro se inicia com o convite para reflexão sobre a saúde mental e emocional na vida de todos a partir da campanha brasileira “Janeiro Branco”, em vigência desde 2014. Em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) está estruturada para atender questões em saúde mental, desde casos leves até os de maior complexidade. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) tem atendimento completo para a população, composta por serviços que garantem cuidado à saúde mental em seus diferentes níveis (Atenção Básica, Atenção Especializada e Hospitalar). 

A Atenção Básica é composta por 35 UBSs, apoiadas por 7 equipes de Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF). Os serviços contam com psiquiatras, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, médicos psiquiatras, educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas, que prestam atendimento em conjunto com as Unidades Básicas .

O formato do atendimento é individualizado e também conta com grupos terapêuticos (com formato adequado em virtude da pandemia), visitas domiciliares e consultas compartilhadas. Em 2020, as equipes do NASF realizaram por mês aproximadamente 332 atendimentos de casos de saúde mental.

Os CAPS possuem projetos terapêuticos individualizados, que incluem atividades de artesanato

Jundiaí também disponibiliza quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), voltados ao atendimento de adultos, crianças e adolescentes com sofrimento psíquico de maior gravidade. Entre os meses de janeiro a dezembro de 2020, mesmo com a pandemia do Coronavírus, realizaram um montante de 88.167 atendimentos. Os CAPS II Bem Viver e CAPS III Sem Fronteira são voltados para o atendimento de adultos, com transtornos mentais severos e persistentes. O CAPS IJ, é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes. já o CAPS AD Maluco Beleza é direcionado para pessoas que sofrem com problemas de álcool e outras drogas. 

Além dos equipamentos de saúde, o município atua com o Consultório na Rua, que promove ações de prevenção e cuidado em saúde. Ainda dois serviços Residenciais Terapêuticos, que acolhem pacientes atendidos em longas internações psiquiátricas, promovendo sua ressocialização. 

Com a chegada da pandemia, a cidade passou a oferecer o Disque 156 Coronavírus Apoio Emocional, para auxiliar a população.

(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/01/08/jundiai-oferece-servicos-voltados-para-a-saude-mental/

Apoio