Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Temperatura alta e chuvas exigem atenção e cuidados com arboviroses

Publicada em 11/01/2021 às 16:30

Com a temperatura mais alta e a presença de chuvas, é necessário redobrar os cuidados com as chamadas arboviroses. Apesar do trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela – ser realizado o ano inteiro, neste período ele é intensificado.

Situação reforça a necessidade de manter a atenção aos espaços domiciliares

A situação reforça a necessidade da população manter a atenção aos espaços domiciliares. O mosquito Aedes aegypti precisa de recipientes com água parada para colocar seus ovos e desenvolver suas larvas. Por isso, os moradores precisam tomar todos os cuidados para que não existam tais condições, interrompendo o ciclo da doença.

“É importante que todas as pessoas façam sua parte, observem a presença de recipientes com possível água parada em suas casas”, aponta a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Fauzia Raiza. “Esse cuidado é responsabilidade de todos.”

Em Jundiaí, técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de diferentes departamentos realizam periodicamente reuniões com o objetivo de traçar ações de trabalho, que incluem visitação dos agentes comunitários de saúde e a propagação de informações para que se evite possíveis criadouros em ambiente domiciliar.

Alguns cuidados para manter a residência livre dos mosquitos transmissores das arboviroses:

  • Manter os quintais livres de objetos que possam acumular água;
  • Eliminar os pratos aparadores das plantas;
  • Revisar as calhas para evitar qualquer acúmulo de água;
  • Manter garrafas retornáveis armazenadas com a ‘boca’ para baixo e em local protegido da chuva;
  • Limpar com água, sabão e esponja as vasilhas de água dos animais de estimação.

(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais NotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/01/11/temperatura-alta-e-chuvas-exigem-atencao-e-cuidados-com-arboviroses/

Apoio