Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

SAP torna-se semestral e foca nas transformações da educação na pandemia

Publicada em 13/01/2021 às 10:06

Com o objetivo de trazer reflexões sobre o universo da Educação, o IV SAP tem início nos dias 25 e 26 de janeiro e passa por mudanças neste período de pandemia. A partir de agora, o evento deixa de ser a Semana de Atualização Pedagógica e se torna o Semestre de Atualização Pedagógica. Além disso, será realizado em formato virtual, com transmissão ao vivo.

Segundo a gestora da Unidade de Educação de Jundiaí, Vastí Ferrari Marques, o foco será o desemparedamento das escolas. “A pandemia nos trouxe a necessidade de remodelar não só as metodologias, mas também as estruturas de trabalho nos ambientes escolares”, explica. “Queremos mostrar que é possível trabalhar os conteúdos escolares para além das quatro paredes da sala de aula.”

O IV SAP tem início nos dias 25 e 26 de janeiro

Em seu primeiro dia, o SAP recebe, no período da manhã, o educador italiano Francesco Tonucci, defensor da participação social da infância na discussão pública sobre o futuro das cidades, com a palestra “Se o vírus mudou tudo, a escola não pode se manter igual”. O renomado educador é também o criador da Rede Latino-Americana Cidade das Crianças, à qual Jundiaí aderiu.

Na parte da tarde, o evento conta com a palestra “Volta às aulas em tempo de COVID-19: o que a ciência tem a nos dizer”, com o pneumologista pediátrico Alfonso Eduardo Alvarez. “A pandemia trouxe novos protocolos de participação em sociedade e, por isso, queremos discutir assuntos importantes, como o ensino híbrido e o uso da tecnologia pelos educadores e alunos, além de preparar as famílias para todas essas mudanças”, afirma Vastí.

Já no dia 26, o SAP continua com outros palestrantes de peso: a educadora argentina Maria Victoria Alfieri, que vai abordar “A pesquisa e os contextos investigativos nas áreas externas das escolas”, e a autora de livros didáticos de matemática e pedagoga Eliane Reame, com a abordagem “Integração de saberes em diferentes espaços de aprendizagem”.

“Essas quatro personalidades vão fundamentar o trabalho de formação que vamos realizar durante o primeiro semestre de 2021”, explica Vastí. A gestora lembra que, de setembro a novembro do ano passado, educadores da rede municipal de Jundiaí se dedicaram a trabalhar de modo remoto, já pensando em 2021.

O IV SAP será transmitido ao vivo nas redes sociais da TVTEC e no canal 24 da NET. Ao longo do ano, outras palestras ocorrerão em datas já reservadas.

Confira a programação:

Palestras de Abertura

Dia 25/01/2021
9 horas: “Se o vírus mudou tudo, a escola não pode se manter igual”, com Prof. Francesco Tonucci, educador italiano, defensor da participação social da infância na discussão pública sobre o futuro das cidades.

14 horas:  “Volta às aulas em tempo de COVID-19: o que a ciência tem a nos dizer”, com Dr. Alfonso Eduardo Alvarez, pneumologista pediátrico, Mestre e Doutor em pediatria pela UNICAMP, Presidente do Comitê de Pneumologia Pediátrica da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Dia 26/01/2021
9 horas: “A pesquisa e os contextos investigativos nas áreas externas das escolas”, com Profª Maria Victoria Alfieri, educadora argentina e coordenadora geral do Colégio Aletheia.

14 horas: “Integração de saberes em diferentes espaços de aprendizagem”, com Prof.ª Dra. Eliane Reame, autora de livros didáticos de matemática, pedagoga pela UERJ e Doutora em Ensino de Matemática pela Faculdade de Educação da USP.

Lives
Dias 24/02; 17/03; 14/04; 19/05 e 23/06

Os temas e profissionais convidados serão informados no decorrer do semestre e atenderão às demandas formativas recorrentes das novas práticas instituídas nas escolas.

Vivências e Workshops
Dias 22 e 23/07

Todas as informações sobre as atividades (temas, formadores, ementas, inscrições, locais, links, etc.) serão enviadas no decorrer do semestre.

(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/01/13/sap-torna-se-semestral-e-foca-nas-transformacoes-da-educacao-na-pandemia/

Apoio