Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí foi eleita a 8ª melhor cidade do Brasil para empreender

Publicada em 28/01/2021 às 09:26

O município é novamente destaque no cenário nacional. Estudo realizado pela Endeavor e divulgado pela Revista Exame aponta Jundiaí como a 5ª cidade do Estado de São Paulo e a 8ª no ranking nacional mais qualificada para abrir um negócio. Jundiaí aparece como um dos melhores ambientes de negócios do país, que favorece o empreendedorismo, à frente de cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba.

Os dados são do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), um dos mais tradicionais levantamentos do ambiente de negócios no país, organizado pela Endeavor – organização de estímulo ao empreendedorismo presente em 18 países.

“Essa classificação consolida o trabalho realizado por Jundiaí, destacando mais uma vez os atributos do município que auxiliam na atração de investimentos produtivos. A solidez de uma cidade se traduz na procura dos empreendedores para a abertura de negócios, um ganho para a cidade, que resultará em aumento na oferta de empregos e renda para a população”, avalia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Estudo realizado pela Endeavor e divulgado pela Revista Exame

O estudo avaliou 60 indicadores municipais, divididos em sete pilares vitais para o crescimento de um negócio como ambiente regulatório, qualidade da infraestrutura local, disponibilidade de crédito para expansão do negócio (como venture capital), tamanho do mercado disposto a consumir os produtos, nível de formação da mão de obra local, diversidade da estrutura de inovação (como centro de pesquisa em universidades ou empresas), cultura empreendedora, que mede o status de manter um negócio perante o resto da comunidade, entre outros.

O levantamento divulgado neste ano traz dados sobre a evolução do ecossistema empreendedor do país e avalia, pela primeira vez, as 100 maiores cidades do país, ante as 32 cidades apresentadas nos estudos anteriores.

O apoio do poder público para ajudar empreendedores também foi levado em consideração. A Endeavor e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) atuam na agenda de desburocratização da máquina pública, com a ideia de simplificar processos.

Reduzir a burocracia para atrair novos investimentos é pauta permanente do governo em Jundiaí, que conta com ferramentas como o Balcão do Empreendedor para simplificar a vida do empresário. O sistema visa dar apoio ao empreendedor de maneira rápida e à distância, com facilidades que incluem desde o recebimento por e-mail de informações com o andamento do processo como também dos tributos relacionados à cada atividade, certidões e outros serviços.

“O empreendedorismo é um dos principais motores do desenvolvimento local. A ordem é simplificar a máquina pública e agilizar a abertura de novos negócios, para tornar o ambiente econômico cada vez mais amigável. Além de serviços digitais, que permite ao empreendedor resolver tudo à distância, a Prefeitura faz investimentos constantes para modernizar a infraestrutura da cidade e torná-la cada vez mais competitiva no cenário nacional e internacional”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

Somente em 2020, Jundiaí registrou a abertura de 2.991 MEIs (Microempreendedor Individual), contabilizando um total de 20 mil microempreendedores na cidade e saldo positivo de 200 empregos em tempos de pandemia.

Confira o ranking com as melhores cidades para abrir empresas no Brasil:

1 – São Paulo (SP)
2 – Florianópolis (SC)
3 – Osasco (SP)
4 – Vitória (ES)
5 – Brasília (DF)
6 – São José dos Campos (SP)
7 – São Bernardo do Campo (SP)
8 – Jundiaí (SP)
9 – Porto Alegre (RS)
10 – Rio de Janeiro (RJ)

(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/01/28/jundiai-foi-eleita-a-8a-melhor-cidade-do-brasil-para-empreender/

Apoio