Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Educação de Jundiaí volta às aulas com ‘sala de aula’ a céu aberto

Publicada em 01/02/2021 às 14:07

Para a pequena Isabelly Lima de Oliveira, aluna de da Emeb Armanda Santina Polenti, as salas de aula fechadas, com carteiras voltadas à lousa, deram lugar a um espaço aberto com contato com a natureza, brinquedos e aprendizado. Uma “sala de aula “ a céu aberto, em uma proposta inédita da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), com a volta às aulas aplicando o desemparedamento. Um dos locais que serviu para as atividades, na manhã desta segunda-feira (01), foi o Mundo das Crianças.

“O dia está sendo bem legal, eu e meus amigos estamos nos reencontrando e aprendendo bastante”, disse Isabelly, na companhia de outras crianças, no interior da Casa da Árvore – uma das seis estações que, com revezamento, recebeu alunos divididos em turmas. “Aqui [no Mundo das Crianças] é legal porque podemos ficar ao ar livre”, afirmou a menina.

Atividades foram realizadas em seis estações diferentes espalhadas pela área

“Temos que fazer uma cidade forte a partir das pessoas, e como temos um espaço como este, com qualidade no ensino e contato com a natureza, nós temos um estímulo completo para nossas crianças e para que Jundiaí avance sem deixar ninguém para trás”, explicou o prefeito Luiz Fernando Machado, que recebeu, neste primeiro dia de retorno às aulas, a visita secretário estadual de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, no Mundo das Crianças. “Estou aqui hoje para prestigiar e conhecer essa experiência”, declarou.

“É um momento bastante especial e significativo para a rede municipal”, explicou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. “Estamos trabalhando em Jundiaí com espaços abertos, bonitos, arejados, para levar à criança a sensação de estar em contato com a natureza e ao mesmo tempo aprender.”

Além do Mundo das Crianças, diferentes Complexos Esportivos de Jundiaí receberão crianças da rede municipal, em um total de 31 escolas. Unidades que contam com espaços abertos e arborizados aplicarão o desemparedamento em sua própria área. Ao todo, a cidade tem 108 escolas municipais.

O retorno presencial não é obrigatório. As aulas serão oferecidas no formato híbrido (on-line e presenciais), com limite de até 35% de alunos em cada escola, duas horas e meia de permanência por dia e monitoramento diário dos índices epidemiológicos. Para o acesso à alimentação, as famílias terão a opção de levar os filhos todos os dias para a escola. Professores e outros profissionais terão acesso a todos os equipamentos necessários para proteção na escola.

Secretário estadual de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, conheceu o Mundo das Crianças

O planejamento de Jundiaí tem como referência o programa Criança e Natureza, elaborado, em 2020, pelo Instituto Alana, em parceria com diversas organizações. Antes da prática, foram oferecidas capacitações que abordaram desde a segurança para o deslocamento aos locais até protocolos sanitários, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento seguro, essenciais para a prevenção do coronavírus.

O retorno às aulas em Jundiaí conta com a unidade de forças de diferentes unidades de gestão. Além da Educação, participam desse trabalho as unidades de Promoção da Saúde (UGPS), Cultura (UGC) e Esporte e Lazer (UGEL). “Sabemos que ainda existe a pandemia e estamos trabalhando em seu enfrentamento”, pontuou o gestor da UGPS, Tiago Texera. “Esse modelo de retomada para as atividades escolares é muito seguro e foi aprovado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), formado por diferentes profissionais e especialistas.”

(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais DestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/02/01/educacao-de-jundiai-volta-as-aulas-com-sala-de-aula-a-ceu-aberto/

Apoio