Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí inicia mais uma etapa de vacinação dos profissionais de saúde

Publicada em 04/02/2021 às 14:20

Teve início nesta quinta-feira (4), a imunização de mais um grupo de profissionais de saúde contra a COVID-19 pela Prefeitura de Jundiaí. O posto de vacinação foi montado na Paróquia Santo Antônio, no Anhangabaú, por ser um espaço amplo e de fácil acesso e funcionará até o próximo sábado (6), com oferta escalonada conforme calendário para públicos específicos.

Rafael foi o primeiro imunizado entre as categorias liberadas para essa fase

O bioquímico, Rafael da Costa, trabalha em laboratório de análises clínicas entre os setores selecionados e foi o primeiro a ser vacinado. “A vacinação traz um alívio. É um primeiro passo para ficarmos mais tranquilos. Estamos trabalhando direto e no laboratório que atuo ninguém foi contagiado até agora, mas entre meu grupo de amigos e familiares muitos adoeceram e infelizmente teve até caso de óbito”, contou Costa.

Estão sendo vacinados profissionais de saúde de laboratório de análises clínicas – profissionais que coletam e processam os exames e biomédicos -; profissionais de clínica de Imagem – técnicos de radiologia, equipe de enfermagem e médicos -; profissionais de clínicas de hemodiálise -médicos e equipe de enfermagem -; profissionais do Banco de Sangue – médicos e equipe de enfermagem -). O posto de vacinação para esta categoria funciona até 16h, na Paróquia Santo Antônio.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera, explica sobre a definição das categorias profissionais que estão nesta etapa da vacinação. “Seguimos as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI), mas vale salientar que os profissionais atuais são os que mais têm contato com o paciente infectado ou suspeito”, explica.

Nos dias 5 e 6 de fevereiro serão imunizados os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos e auxiliares de odontologia, na Paróquia Santo Antonio, no Anhangabaú, das 9h às 16h. Outro ponto de vacinação para esses profissionais será no sábado (6), das 9h às 16, na Nova UBS Jardim do Lago. Os documentos de conselho de classe e CPF devem ser apresentados. A indicação de cadastro no site Vacina Já também é orientada para aos públicos técnicos.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente explica que na sexta-feira (5) e sábado (6) serão distribuídas senhas de acordo com o número de doses disponíveis. “Estamos recebendo um número de doses limitadas e por conta disso é necessária essa organização, para evitar perda da população”, comentou.

Vacinação é feita com doses da Coronavac/Butantan

Idosos
A vacinação dos idosos acima de 90 anos terá início na segunda-feira (8) e prossegue até quarta-feira (10), pelo sistema ‘drive-thru’, a partir das 18 horas, no Parque da Uva.

A escala de imunização atenderá ao critério de mês de nascimento: janeiro a abril, na segunda-feira; maio a agosto, na terça-feira e de setembro a dezembro, na quarta-feira. Em caso de não comparecimento na data ou finalização das doses disponíveis, será agendada e divulgada nova data para o público citado, com a garantia de imunização de todos os integrantes do grupo específico. Os idosos devem apresentar CPF, comprovante de residência e documento com foto.

Os idosos acamados com 90 anos ou mais devem agendar o atendimento com Central de Agendamento de Consultas (CAC), pelo telefone 4531-8670, a partir de quinta-feira (4). Para a recepção da vacina é indicado que se faça o cadastro no site VacinaJá, do Governo do Estado de São Paulo, para facilitar a digitação dos dados do vacinado.

A vacinação segue os grupos e as datas determinadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS). Até o momento, a imunização atendeu a profissionais da Saúde que atuam em linha de frente do enfrentamento ao Coronavírus de serviços públicos e privados, demais profissionais de hospitais, serviços de diagnóstico, Prontos Socorros e Prontos Atendimentos, e profissionais da Saúde Pública, idosos de instituições de longa permanência (ILPIs) e os profissionais desses serviços.

(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais DestaqueNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/02/04/jundiai-inicia-mais-uma-etapa-de-vacinacao-dos-profissionais-de-saude/

Apoio