Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí é 2º lugar em ranking das melhores cidades do país

Publicada em 10/02/2021 às 09:09

Divulgado com exclusividade pela revista Exame, na terça-feira (9), Jundiaí desponta em 2º lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), da consultoria Macroplan. Na comparação com o ano anterior, o município subiu três posições, ficando à frente de São José do Rio Preto (3º), Piracicaba (4º) e Campinas (9º) e de capitais como Curitiba (7º), Belo Horizonte (15º) e São Paulo (19º).

O estudo avalia as 100 maiores cidades brasileiras quanto à qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança. 

Estudo avalia qualidade dos serviços essenciais entregues à população

Além de destacar os investimentos que levaram a cidade a esse patamar, a Exame também entrevistou o prefeito Luiz Fernando Machado. Ele destacou que a boa avaliação é, entre outros aspectos, resultado da seriedade na gestão dos recursos públicos.

“Procuramos estabelecer o desenvolvimento de políticas públicas de estado, não de governo. Trabalhar com essa diretriz faz com que priorizemos a qualidade dos serviços públicos como ação constante”, disse ele. “Junto a isso, a austeridade nos gastos e o equilíbrio fiscal são dois valores permanentes da gestão”, afirmou Luiz.

A publicação citou outros diferenciais de Jundiaí, como “um salário médio de 3.400 reais, diante dos 2.260 reais da média do país”, e a atração de empresas e de profissionais qualificados, além de ter terminado 2020 com um número de vagas de emprego positivo na indústria.

Em índices individuais do mesmo ranking, a cidade está entre os dez melhores municípios em saneamento (7º) e educação (8º) e, na área da saúde, subiu 24 posições em uma década, ocupando agora a 25º entre as melhores.

IDGM
O levantamento da Macroplan avalia, desde 2013, a evolução dos serviços essenciais nas grandes cidades brasileiras sob a influência das prefeituras. Os municípios analisados pela Macroplan representam metade do PIB brasileiro e concentram 39,3% da população do país.

(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/02/10/jundiai-e-2o-lugar-em-ranking-das-melhores-cidades-do-pais-1/

Apoio