Ao ar livre, escolas municipais ensinam matemática
No Jardim Bonfiglioli, alunos do quarto ano da EMEB Antonino Messina vivenciaram, na área externa da escola, situações problemas ao participar de um grande jogo da velha, com respeito aos protocolos sanitários. Do outro lado da cidade, na Vila Joana, os estudantes do quinto ano da EMEB Pedro de Oliveira tiveram, uma aula sobre perímetro no parque. As ações integram a proposta de desemparedamento da Prefeitura de Jundiaí, pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), com iniciativas de aprendizagem para as crianças em espaços abertos e em meio a natureza.
Com o grande jogo da velha, segundo a professora Iara Cristina Pincinato, o objetivo foi favorecer a atenção, a concentração e ensinar a turma a antecipar jogadas. “A gente uniu as situações problemas encontradas na sala de aula com o jogo da velha, para que eles tenham concentração, consigam antecipar jogadas, transportando essas estratégias para diversas situações. ”
Novos caminhos
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, ressalta que toda a rede municipal de ensino vive um momento especial e significativo com a proposta de desemparedamento. “As escolas estão aproveitando muito os espaços abertos e arejados para levar as crianças. Temos visto muitas experiências inovadoras, que possibilitam a aprendizagem, além do contato com a natureza, o que é igualmente importante. O retorno já tem sido muito positivo”.
Além dos espaços existentes nas EMEBs, estão sendo usados centros esportivos, praças e o Mundo das Crianças. “Jundiaí encontrou novos caminhos nessa época de pandemia. A Escola Inovadora tem entre seus pilares o investimento na aprendizagem e seguimos focados nisso. As escolas estão ofertando estímulos diferentes para as crianças, sem deixar nenhuma para trás e seguindo todos os protocolos necessários”, completou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Na rede municipal de ensino o retorno presencial não é obrigatório. As aulas estão sendo oferecidas no formato híbrido (on-line e presenciais), com limite de até 35% de alunos em cada escola, duas horas e meia de permanência por dia e monitoramento diário dos índices epidemiológicos. Para o acesso à alimentação, as famílias têm a opção de levar os filhos todos os dias para a escola. Professores e outros profissionais também têm acesso a todos os equipamentos necessários para proteção na escola.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)