Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Fase Vermelha: Jundiaí mantém funcionamento de serviços essenciais

Publicada em 05/03/2021 às 16:53

Os atendimentos públicos em Saúde, Educação e Transporte, em Jundiaí serão mantidos sem alterações durante o período de vigência da Fase Vermelha do Plano São Paulo de Retomada Econômica, que se inicia neste sábado (6) e prossegue até sexta-feira (19). Os setores classificados como não essenciais permanecem fechados durante o período e, aqueles autorizados ao funcionamento, conforme o decreto 29.789 de 05 de março de 2020, devem atender rigorosamente os protocolos sanitários específicos.

“O cenário da pandemia exige a intensificação dos cuidados e redução na circulação de pessoas. O decreto municipal avança para aplicação das restrições aos setores identificados pelo Estado, mas sem desguarnecer a população na prestação dos serviços essenciais”, ressalta o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos.

A manutenção das atividades escolares em Jundiaí é embasada em dados validados pelas Unidades de Gestão de Educação (UGE) e Promoção da Saúde (UGPS), bem como a priorização das atividades ao ar livre, assim como estabelece o desemparedamento implantando na rede municipal. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), o contingente de educadores contaminados pelo vírus Sars-CoV-2 desde o dia 1 de fevereiro foi de 25 pessoas, sem contaminação interna ao ambiente escolar, em um cenário de movimentação de mais de 20 mil pessoas entre profissionais e estudantes.

Jundiaí entra para a Fase Vermelha do Plano São Paulo com manutenção dos serviços públicos essenciais

“Jundiaí conta com protocolos sanitários rígidos que estão sendo seguidos por todos os educadores em todas as unidades municipais de Educação. O planejamento em formato híbrido, ou seja, com atividades on-line e presenciais focadas ao ar livre, foi apresentado às famílias, que manifestaram ou não o interesse em encaminhar as crianças para as atividades presenciais”, explica a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques.

Transporte
As mesmas 6 mil viagens que foram realizadas diariamente no último mês pelo transporte público, em Jundiaí, serão mantidas na Fase Vermelha, desta forma, contando com maior oferta que durante o pico do ano anterior. “Somente com o apoio de todos, no sentido de usar a máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento, será possível avançar na luta contra o Novo Coronavírus”, explica o gestor da UGMT, Aloysio Queiroz.

Além dos totens de álcool em gel disponíveis nos terminais de transporte público, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) irá instalar mais dispositivos para uso da população. Outra medida, será a intensificação das orientações por técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para a atenção às regras sanitárias de proteção individual e coletiva. A higienização dos veículos – já realizada com lavagens e aplicação de produto sanitizante – deverá ser intensificada, bem como a limpeza dos espaços das plataformas.

A classificação na Fase Vermelha foi estabelecida para o prazo de sábado (6) até a sexta-feira, 19. “As medidas mais intensas de restrição têm por objetivo conter o avanço do vírus reduzindo a circulação de pessoas e, consequentemente, do Sars-CoV-2. Neste momento, diferentemente do vivenciado no ano passado, quando as pessoas estavam em casa, a ocupação dos leitos tem a concorrência das demais demandas, como acidentes, além da COVID-19”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

O gestor da UGPS ainda reforça que, os atendimentos em Saúde realizados no serviços não terão alteração ou suspensão, mantendo as agendas já feitas e os atendimentos de acolhimento da população.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais DestaqueNotíciasSaúdeTransportes
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/03/05/fase-vermelha-jundiai-mantem-funcionamento-de-servicos-essenciais/

Apoio