Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Observatório mostra Jundiaí através de 300 indicadores

Publicada em 10/03/2021 às 14:39

A Prefeitura de Jundiaí lançou nesta terça-feira (09) a nova versão do Observatório Jundiaí, ferramenta de transparência com 300 indicadores que revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões  da cidade, como dados das áreas de Saúde, Educação, Transporte, Segurança,  Economia, entre outras. O trabalho foi desenvolvido pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças. Os indicadores estão vinculados a cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), formulados pela ONU, com o objetivo de posicionar Jundiaí no cenário internacional.

Mais moderno e interativo; entre as novidades, cerca de 100 indicadores voltados à Primeira Infância

“Nosso objetivo nos próximos anos é internacionalizar Jundiaí. Disponibilizar todos esses indicadores é um passo importante nesse sentido”, observa o prefeito Luiz Fernando Machado. “São dados que agora podem ser visualizados com facilidade por qualquer pessoa com acesso à internet.”

Entre as novidades importantes da nova versão do Observatório estão cerca de 100 indicadores voltados à Primeira Infância, incluindo dados sobre a cobertura de vacinas, saúde bucal, internações e matrículas em escolas. “Elevamos o nível da transparência do município, com essa abrangência proposta no Observatório”, pontua o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Estamos investindo fortemente na governança da cidade, para tornar a gestão mais eficiente e assegurar os melhores resultados das políticas públicas para a população. O Observatório revela as condições de vida da nossa cidade em diversas dimensões.”

A nova ferramenta permite acesso aos indicadores com menos cliques, facilitando a navegabilidade. Cada indicador mostra seus metadados com método de cálculo, conceito, periodicidade, fonte e série histórica. “Transformar dados públicos em informações úteis para o planejamento e para o cidadão é um dos principais objetivos da Unidade de Governo. São informações técnicas, mas que todo cidadão consegue compreender através de uma plataforma simples, interativa e transparente”, observa o gestor adjunto de Governo, Jones Henrique Martins.

Os indicadores da primeira infância contaram com o apoio do Grupo de Trabalho Criança na Cidade, equipe multidisciplinar que busca potencializar as políticas públicas para a primeira infância em Jundiaí.

O novo Observatório Jundiaí foi desenvolvido pela CIJUN (Companhia de Informática de Jundiaí) e contou com o trabalho de compilação de dados do Diretor da Unidade central de entregas, João Anhesini, e das técnicas Milena Seleguim e Renata de Almeida, junto às unidades de gestão. 

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais NotíciasTecnologia
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/03/10/observatorio-mostra-jundiai-atraves-de-300-indicadores/

Apoio