COVID-19: Jundiaà em estado de alerta máximo
Jundiaà registra alta taxa de ocupação de leitos, com 463 pacientes internados. Grande parte com menos de 60 anos. A mudança no perfil dos pacientes é preocupante. “Essa nova variante esta fazendo com o adulto jovem aquilo que a variante passada fez com os idosos”, afirma Tiago Texera, Gestor da Unidade de Promoção da Saúde de JundiaÃ.
De acordo com os dados, o sistema de saúde em Jundiaà esta saturando, com mais entradas do que saÃdas. No pior momento do ano passado, entraram 99 pacientes, na última semana, 190. A ocupação de leitos de UTI público esta em 97% e o privado em 98%. Na última semana a cidade registrou 49 óbitos com média móvel de 6 mortes por dia.
O número de atendimentos de pacientes com sÃndrome gripal, primeiro termômetro da doença, foi de 3.900 nas unidades sentinelas de JundiaÃ. Mais um triste record batido durante a pandemia. Existe um risco eminente do sistema saturar a partir desta semana.
A cidade esta em alerta máximo. A flexibilização da população em relação aos cuidados e isolamento dificulta a contenção do vÃrus. Tiago Texera, alerta a população: “o vÃrus esta espalhando como nunca, contaminando como nunca, internando como nunca e matando como nunca.” Mais detalhes sobre a situação da cidade, no Boletim Epidemiológico.