Testes iniciais com CoronaVac sugerem que vacina é segura e gera imunidade em crianças e adolescentes
A farmacêutica chinesa Sinovac, parceira do Instituto Butantan no desenvolvimento da CoronaVac, divulgou na segunda-feira (22) resultados de testes em fase inicial sobre a eficácia e a segurança da vacina em crianças e adolescentes.
Segundo Zeng Gang, pesquisador da Sinovac, os nÃveis de anticorpos gerados pela CoronaVac em crianças foram maiores do que aqueles que foram vistos em adultos de 18 a 59 anos e em idosos. O pronunciamento foi feito em uma conferência acadêmica em Pequim, na China.

Foram realizados testes clÃnicos com 500 pessoas de idade entre 3 e 17 anos que receberam duas doses médias ou baixas do imunizante ou um placebo. A maior parte das reações adversas foi branda.
A dose menor induziu reações de anticorpos favoráveis em crianças de 3 a 11 anos, enquanto a dose média funcionou bem para os jovens de 12 a 17 anos.
Os dados preliminares divulgados hoje ainda não foram publicados em periódicos cientÃficos. Os testes em estágio avançado da Sinovac no exterior ainda não incluÃram menores de idade.
A Sinovac já forneceu 160 milhões de doses de vacina a 18 paÃses e regiões, incluindo a própria China, e mais de 70 milhões de doses já foram aplicadas. Atualmente, é um dos imunizantes aplicados no Brasil, em fabricação pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
(Fonte: Instituto Butantan/Foto: Prefeitura de JundiaÃ)