Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Obras da ciclovia da Luiz Latorre têm início nesta quinta-feira (25)

Publicada em 25/03/2021 às 14:32

As obras da ciclovia da avenida Luiz Latorre começaram nesta quinta-feira (25). Ao todo, serão feitos três quilômetros de ciclovia, da avenida 9 de Julho à rotatória anterior ao túnel sob a Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. Em sua grande parte, o trajeto será isolado no canteiro central da Luiz Latorre, mas também conta com trechos paralelos à calçada com separador de segurança.

A previsão é que a obra seja terminada em 180 dias. Ao todo, custará R$ 1.851.358,53, a partir do Programa Avança Jundiaí, com recursos do Finisa, do Governo Federal.

Serão necessárias adequações no viário, desde interferências com passeio público, canteiros, acessos, iluminação e arborização

O projeto executivo da ciclovia foi desenvolvido pela por equipe da Prefeitura, pelo Departamento de Projetos Urbanos da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com participação das Unidades de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). Segundo o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho, para implantação da ciclovia “serão necessárias adequações no viário, desde interferências com passeio público, canteiros, acessos, iluminação e arborização”. Durante a obra, será necessária a interdição de alguns trechos na Luiz Latorre.

A diretora do Departamento de Projetos Urbanos, Paula de Castro Siqueira, explica que, seguindo o Plano Cicloviário Municipal (que pode ser acessado no portal Geojundiaí), existe uma proposta de conectar a Luiz Latorre à Avenida Clarismundo Fornari, passando por trecho da avenida Antônio Frederico Ozanan e Caetano Gornati, assim como no outro extremo à Avenida 9 de Julho. “Também haverá ligação com a avenida Jacyro Martinasso, ao lado do Córrego das Valquírias, seguindo até a avenida Osmundo dos Santos Pelegrini e alcançando a avenida Antônio Pincinato, onde já consta ciclovia”.

As ciclovias devem integrar o sistema de mobilidade urbana, explica a diretora. “Estamos investindo em uma infraestrutura necessária para que as pessoas sintam-se incentivadas a utilizar a bicicleta como um modal de transporte.”

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais MobilidadeNotíciasTrânsito
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/03/25/obras-da-ciclovia-da-luiz-latorre-tem-inicio-nesta-quinta-feira-25/

Apoio