Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Educação promove ações de capacitação para professores do ensino fundamental

Publicada em 05/04/2021 às 08:46

O Departamento de Formação da Unidade de Gestão de Educação (UGE) inicia, na próxima segunda-feira (5), ações de formação para os educadores do ensino fundamental sobre Alfabetização, que será transmitida ao vivo. Também acontecerá ação informativa sobre protocolos sanitários e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nos ambientes escolares, em formato de vídeos. 

A palestra “O processo de alfabetização: desafios contemporâneos”, ministrada pela  Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, Professora Maria José Nóbrega, será transmitida ao vivo, a partir das 8h30, pelo youtube. A ação marca a abertura da formação “Alfabetização: concepções e os desafios contemporâneos”, que será realizada ao longo deste ano.

Maria José já atuou em programas de formação continuada junto ao MEC, à SEE de São Paulo e à SME de São Paulo. Atualmente é coordenadora dos projetos de leitura da Editora Moderna, organizadora da série “Como eu Ensino” da Editora Melhoramentos e professora do curso de Especialização em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, em São Paulo.

Capacitação será sobre alfabetização

“A formação sobre Alfabetização será realizada em ciclos mensais, até novembro. Após essa live de abertura com a Professora Maria José, a ação prosseguirá, a partir de maio, com Diana Faria de Lima, que é fonoaudióloga pela Unesp e mestre em fonoaudiologia pela PUC-SP”, explica a diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães.

Segurança sanitária em foco

Com o retorno das aulas, também serão disponibilizados a todos os profissionais que atuam nas escolas, vídeos sobre Protocolos Sanitários e o uso de EPIs/Normas de biossegurança. Os vídeos serão encaminhados por e-mail para as Emebs e para os educadores, além de serem adicionados nos ambientes virtuais de sala de aula utilizados pela UGE.  

Os materiais foram produzidos em parceria com a Vigilância Epidemiológica e a Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho. “Os vídeos foram gravados a partir das dúvidas apresentadas pelos educadores e representantes de cada escola durante duas reuniões realizadas em 16 e 19 de março. Essas atividades formativas são de extrema importância para manter os profissionais sempre atualizados sobre os temas abordados”, comenta a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques. 

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais EducaçãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/04/05/educacao-promove-acoes-de-capacitacao-para-professores-do-ensino-fundamental/

Apoio