Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Casal Marquesim deixa legado de tradição e amor aos vinhos

Publicada em 06/04/2021 às 14:41

Na última segunda-feira (05), a cidade de Jundiaí perdeu duas pessoas de uma das famílias mais tradicionais de Jundiaí, Aristeu Marquesim e Sheila Maria Marquesim, donos da Adega Marquesim. O casal morreu em decorrência da COVID-19, com apenas uma hora de diferença entre cada um.

A filha Erika Marquesim de Sousa publicou uma homenagem aos pais em sua página do Facebook. “Não consigo explicar a dor que estou sentindo em perder em menos de 1 hora meus dois alicerces, minha mãe e melhor amiga Sheila Marquesim, meu pai e meu herói Aristeu Marquesim. Mas o que me conforta que estão juntos na Glória de Deus. Viveram unidos e morreram unidos”, publicou.

Além de deixarem os filhos Erika e Evandro – que também está internado com COVID-19, porém, em estado estável-, o casal deixou um legado de tradição e amor aos vinhos. “Cada adega tem uma importância única para a nossa cidade, pois cada uma delas tem uma maneira única de produzir o próprio vinho”, comentou Mary Bueno, coordenadora do Destino Jundiahy, projeto que destaca os pontos turísticos da cidade.

Sheila e Aristeu Marquesim

Mary, que conhecia pessoalmente o casal, fala sobre a importância da contribuição da família Marquesim para a rota turística de Jundiaí. “Eu costumo dizer que cada adega não vende vinho, vende história”, explica. Ela conta que na Adega Marquesim, o pai Aristeu e o filho Evandro se dividiam na fabricação dos vinhos. “Para o Evandro, a adega é como se fosse uma igreja; não pode blasfemar. Inclusive, ele colocava música para os vinhos”, conta. Já o pai, Aristeu, era quem mexia com a plantação das uvas. “Ele era apaixonado por terra”, diz.

Mary diz que pai e filho tinham uma harmonia muito boa e que isso transparecia nos produtos que eles fabricavam. “Eles eram vizinhos, trabalhavam juntos e estavam sempre procurando novas tecnologias para melhorar”, conta.

A propriedade da família foi adquirida por Adolpho Marquesim, em 1951, e continuada pelo filho, Aquilino Marquesim. Posteriormente, Aristeu Marquesim integrou-se a cooperativa AVA, passando a comercializar para o público em geral, junto com o filho Evandro.  

(Fonte: TVTEC Jundiaí/Foto: Arquivo Pessoal)


Leia mais JundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/04/06/casal-marquesim-deixa-legado-de-tradicao-e-amor-aos-vinhos-1/

Apoio