Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Prefeitura de Jundiaí realiza acompanhamento em pacientes pós-COVID-19

Publicada em 06/04/2021 às 09:48

Os pacientes que apresentam sequelas pós-COVID-19 contam com tratamento gratuito oferecido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS). O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo, que faz a avaliação dos pacientes após o recebimento da  alta do Hospital São Vicente (HSV). 

“Com o relatório de comunicação do hospital, é feita a busca ativa do paciente pela nossa equipe e agendada uma teleconsulta com médicas clínicas e pneumologistas. Se for constatado que não há sequelas, o paciente segue na Unidade Básica de Saúde próxima à residência, caso seja necessário o tratamento, ele é encaminhado para o Ambulatório Pós-COVID-19”, explica a geriatra e referência técnica da Saúde do Ambulatório Pós-COVID-19, Patrícia Ledo Martins Costa. 

Ao chegar no Ambulatório, o paciente é avaliado, orientado pela equipe multidisciplinar e encaminhado para continuidade do cuidado. Quem precisa de tratamento mais intensivo é encaminhado para Reabilitação no Centro de Reabilitação Jundiaí (CRJ). 

Dra. Patrícia é uma das profissionais que promove o atendimento no Ambulatório Pós-Covid

Gilson Lopes, pegou a COVID-19 no fim de janeiro e ficou internado por 10 dias, inclusive em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após a alta, recebeu uma ligação para a realização de teleconsulta. “No atendimento já pediram exames e enviaram medicamentos. Eu sentia muita canseira, ao ponto de ser difícil tomar banho, além de perceber falta de memória. Já identificaram alteração na questão cardíaca e pressão. Estou fazendo tratamento com fisioterapeuta e psicóloga. Só tenho elogios, o atendimento é excelente”, comenta. 

Após a conclusão dos tratamentos, o paciente retorna para nova consulta no Ambulatório Pós-COVID-19. “Analisamos a evolução e a necessidade de seguir ou não com algum acompanhamento mais específico com cardiologista ou pneumologista, por exemplo”, lembra Patrícia. 

Elisa Fatica Canna, 72 anos, passou pelo tratamento no Ambulatório Pós-COVID-19 em 2020, após ficar 12 dias internada, sendo 10 em UTI no São Vicente. “Como eu sentia cansaço e um pouco de falta de ar, a equipe me indicou para fazer fisioterapia. Depois das sessões eu me senti muito melhor e tive alta. Já passei por dois retornos no Ambulatório e tenho mais uma consulta. Apesar da alta, eu continuo a fazer o acompanhamento na UBS do Jardim Esplanada, inclusive tenho retorno já agendado para levar o resultado dos exames no começo de abril”, conta a munícipe que ainda complementa “fui muito bem atendida, tanto no hospital enquanto fiquei internada, como no Ambulatório da doença”, elogia Elisa, que comemora por também já ter recebido a primeira dose da vacina.

Gilson Lopes faz tratamentos no Ambulatório Pós-Covid oferecido gratuitamente pela Prefeitura

O Ambulatório Pós-COVID-19 foi montado em meados de 2020. “Percebemos que muitos pacientes apresentavam muita fragilidade como falta de ar, fraqueza muscular, além de questões psicológicas após a doença que precisavam de tratamento. Decidimos então fazer a separação desse atendimento, uma vez que o fluxo é específico para agilizar a recuperação dos pacientes. Os tratamentos são realizados pelo tempo necessário e totalmente gratuitos”, comenta o gestor da Unidade de Promoção da Saúde, Tiago Texera. 

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/04/06/prefeitura-de-jundiai-realiza-acompanhamento-em-pacientes-pos-covid-19/

Apoio