Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí registra aumento no número de acidentes no trânsito

Publicada em 07/04/2021 às 10:58

Entre os meses de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, houve um aumento no número de acidentes de trânsito na cidade de Jundiaí. De acordo com um levantamento da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes (UGMT), a partir do sistema Infosiga do Governo do Estado de São Paulo, foram registrados 544 acidentes de trânsito, sem vítimas fatais. Como comparação, no mesmo período, entre 2019 e 2020, a cidade havia registrado 352 casos.

O número preocupa, já que este aumento reflete diretamente na ocupação de leitos dos hospitais da cidade, em um momento em que estes leitos deveriam ser utilizados para os internados do COVID-19. “Estamos em uma guerra contra o coronavírus, mas é importante lembrar as pessoas que os hospitais continuam sendo procurados para atendimento médico relacionado a outros problemas, como os acidentes de trânsito”, explica o gestor de Saúde, Tiago Texera. “Em um sistema que está saturando, que se aproxima de 100% de ocupação de seus leitos, casos de acidentes de trânsito acabam “disputando” vagas com os casos de Covid-19, o que torna tudo mais complicado”.

Número de acidentes entre os meses de dezembro e fevereiro aumentou com relação ao mesmo período do ano passado

Em abril, a Prefeitura de Jundiaí aderiu ao programa Laço Amarelo, voltado para reduzir acidentes com ações educativas, além de atuar no levantamento de dados e diagnósticos da mobilidade municipal.

A prefeitura também lançou a campanha “Uma vida não tem preço”, com o intuito de conscientizar a população sobre a responsabilidade no trânsito. A partir de 12 de abril, os condutores embriagados ou sob efeito de drogas, que causarem um acidente de trânsito, que resulte na morte ou lesão corporal de alguém, mesmo sem intenção, não terão mais a possibilidade de ter a pena convertida em doação de cestas básicas ou serviços para a comunidade entre outras penas alternativas. As penas variam de 5 a 8 anos de reclusão, além de ter suspenso ou proibido o seu direito de dirigir. Esse endurecimento na lei, aliado ao fato de que o pagamento da fiança, nesses casos, só pode ser determinado e autorizado pelo judiciário, fará com que muitos condutores aguardem a decisão no presídio.

(Fonte: TVTEC Jundiaí/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais JundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/04/07/com-aumento-no-numero-de-acidentes-no-transito-prefeitura-de-jundiai-lanca-campanha-de-conscientizacao-1/

Apoio