Aluna da rede pública de Jundiaí tira 960 em redação do Enem
A aluna Thaís de Jesus Francisco, de 17 anos, já virou “lenda” entre seus colegas da Escola Estadual Siqueira de Moraes. É que a jovem conseguiu a proeza de atingir a nota 960 na redação do Enem, uma das mais altas, já que a nota máxima a ser atingida é 1000. Foi a primeira vez que a jovem realizou a prova.
Thaís conta que sempre procurou se esforçar nos estudos, principalmente quando chegou a época de estudar para o Enem. “Eu fazia duas ou três redações por dia. Estudava citações, alusões, estudava também as redações que o Enem disponibilizava no site”, conta.
Durante o período de estudo, a aluna também recebeu ajuda e orientação. “A minha professora de português, Simone, me ajudou bastante. E a minha mãe, meu pai e minha irmã me incentivaram também”, revela.
O tema da dissertação deste ano foi “o estigma associado às doenças mentais”. Thaís diz que não teve medo quando se deparou com o tema, pois já estava preparada. “Eu fiquei feliz, pois um mês antes do Enem eu estudei sobre as doenças mentais e consegui fazer uma boa dissertação. Então, foi bem tranquilo”, revela.
A estudante confessa que se sentiu muito realizada quando viu a nota que recebeu na redação. “Me senti muito realizada, pois me dediquei e me esforcei bastante para conseguir esse resultado”, comemora.
Agora Thaís está na expectativa de conseguir uma vaga em uma boa universidade federal. “Me cadastrei no Sisu e estou na expectativa de conseguir uma vaga”, diz. A jovem sonha em cursar Odontologia ou Ciências Contábeis e que tem muita vontade de entrar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Thaís diz que seus professores e colegas ficaram muito contentes com o resultado da sua prova e que espera que o seu desempenho possa ser um incentivo aos outros jovens. “Diante desse momento atípico que estamos vivenciando, acredito ser um incentivo para os demais jovens. É essencial não desistirmos dos nossos sonhos”, finaliza.
(Texto/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)