Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Dia do Obstetra: conheça o médico que fez o primeiro parto do Hospital Universitário

Publicada em 12/04/2021 às 09:44

Obstetra é o profissional da área médica responsável por cuidar da reprodução humana e ajudar mulheres a darem à luz da forma mais segura e confortável possível. Esse profissional deve garantir uma taxa elevada de nascimentos bem-sucedidos, além da proteção à vida das gestantes. E nesse dia 12 de abril, comemoramos o Dia do Obstetra.

O Hospital Universitário de Jundiaí é referência em atendimento de urgência e emergência materno-infantil, com muitos profissionais voltados para a saúde da mulher e da criança. O obstetra e ginecologista, Dr. Juan Carlos Menacho Melgar, com 32 anos de profissão, está no HU desde sua inauguração em 2003 e realizou o primeiro parto na instituição. “O primeiro bebê que nasceu no HU, nasceu em minhas mãos, foi muito especial”, comentou.

Dr. Juan Carlos Menacho Melgar tem 32 anos de profissão

Formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, Dr. Juan ressalta que é sempre satisfatório fazer um parto. “Não tem mais nada gratificante do que participar de um momento tão especial como este, que é o nascimento de um bebê. Não tem como descrever a emoção”.

Dr. Juan já fez milhares de partos e quando perguntam para ele qual é o mais indicado ele responde. “O parto bem assistido seja normal, fórcipes ou cesárea respeitando todas as necessidades da gestante e do bebê”.

Mesmo com a pandemia, os números de partos no HU continuam iguais, sendo uma média de 300 por mês. “Estamos com o mesmo número de partos, mas com uma atenção maior e redobrando todos os cuidados para o profissional e para a gestante”, reforça ele.

Em algumas situações o obstetra se depara com situações adversas e de alto risco por complicações maternas ou fetais, e é preciso estar preparado para lidar com estas intercorrências e que todas estas situações sejam melhores absorvidas pela paciente

Dr. Finaliza recomendando que a mulher deve procurar um obstetra assim que decidir ser mãe. “Na primeira consulta, o profissional conversa com a paciente sobre o estado geral de saúde e explica quais exames é preciso fazer e quais vacinas e vitaminas são importantes antes da gestação. No pré-natal, medimos os sinais vitais e pesamos a gestante, medimos a altura ou tamanho do útero, escutamos o coração do bebê, esclarecemos dúvidas, e muito mais”.

(Fonte: Assessoria HU/Imagem: Reprodução)


Leia mais NotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/04/12/dia-do-obstetra-conheca-o-medico-que-fez-o-primeiro-parto-do-hospital-universitario/

Apoio