Aluna da rede pública de Jundiaí vence feira nacional de engenharia com projeto ambiental
Uma estudante de Jundiaí conquistou o 1º lugar em engenharia na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) com uma estação portátil de análise de parâmetros químicos, responsável por agilizar e melhorar o monitoramento da qualidade da água.
O projeto “Análise de Água Automatizada: Desenvolvimento de um Drone à Base de Microcontroladores” foi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Rafaela Curcio, de 18 anos, no ensino médio e técnico da Escola Técnica Estadual Benedito Storani (Etec Best).
O trabalho envolveu conhecimentos nas áreas de mecatrônica e química. “A primeira ideia surgiu em 2019, no segundo ano do ensino médio, mas foi colocada em prática mesmo no ano do meu TCC, 2020”, comenta.
Rafaela desenvolveu todo o projeto durante a pandemia, com encontros e reuniões online. Ela conta que o processo foi um desafio, mas valeu muito a pena.
“Bem quando eu comecei a desenvolver a minha ideia, a gente entrou em pandemia. Então, fiz os encontros online e foi um desafio enorme. Trabalhar com alguém presencialmente já tem algumas dificuldades, online foi mais difícil ainda.”
Reconhecimento
A oportunidade de participar da 19ª edição da Febrace surgiu no fim do ano de 2020. A feira aconteceu de 15 a 27 de março, de forma virtual pela segunda vez para atender às normas de segurança e de isolamento para o controle da pandemia.
A edição de 2021 contou com mais de quatro mil estudantes, de 296 escolas de todo o país, sendo que cerca de 70% destas unidades representavam a rede pública.
A cerimônia online de premiação foi no dia 27 de março, através do YouTube. Primeiro, Rafaela ganhou um reconhecimento da Associação dos Engenheiros Politécnicos e, logo depois, recebeu a premiação na categoria de Engenharia.
“Foi a realização de um sonho. Nunca imaginei que fosse entrar e ganhar o primeiro lugar”, confessa a jovem.
O coorientador do trabalho, Ricardo Murilo, reforça que Rafaela se engajou muito na ideia e realizou algo além do esperado.
“Me surpreendeu. A ganhadora foi uma jovem que estudou em escola pública e venceu na categoria engenharia. É enriquecedor”, elogia.
Além do primeiro lugar no evento, a estudante está entre os nove finalistas selecionados para participar da Feira Internacional de Ciências Regeneron (ISEF), que vai ocorrer entre os dias 16 e 21 de maio, em formato online, reunindo pessoas do mundo inteiro para apresentar seus projetos.
(Fonte/Imagem: G1)