Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Clínica da Família: expansão do modelo alcança Hortolândia e Ponte São João

Publicada em 14/04/2021 às 09:15

Sucesso entre os mais de 40 mil moradores da região do Novo Horizonte, a Clínica da Família atrelada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste – equipamento de urgência e emergência -, foi implementada em 2018 e premiada no ano seguinte como exemplo de serviço de eficiência no atendimento da Atenção Básica pelo Prêmio Inovacidade, do Smart City Business Congress, em São Paulo (julho de 2019). Os bons resultados serão replicados em outros dois bairros da cidade: Vila Hortolândia, que já está em fase final de construção, e Ponte São João, que terá a obra iniciada nas próximas semanas.

“A Clínica da Família une o atendimento acolhedor e humanizado ao serviço de excelência com resolutividade para a população. E é desta forma que as demais unidades atuarão. A próxima a ser entregue será a Vila Hortolândia. Garantir a completa assistência à população, próxima da residência, é uma das metas da gestão para o cuidado em Saúde de Jundiaí, cidade destaque em investimentos no setor em todo o Brasil”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Com prédio em fase final de obra e prestes a ingressar na fase de instalação de equipamentos e mobiliários, a Clínica da Família Hortolândia terá uma Unidade de Pronto Atendimento Geral 12H atuando no mesmo complexo. O investimento para a construção do prédio é de R$ 3.380 milhões. A unidade contará com 13 consultórios médicos/enfermagem, três consultórios odontológicos, dispensação e farmácia, refeitório, sanitários nos consultórios, esterilização/Expurgo e almoxarifado, sala de pós-consulta, almoxarifado de medicação próxima à farmácia e climatizada com ar-condicionado,  sala para coleta de exames, administração de medicação e inalação, sala de curativo, sala de vacina, sala multiuso, sala de grupo com escovódromo e elevador para o andar do Pronto Atendimento onde estarão os aparelhos de diagnósticos (raio-X, eletrocardiograma e ultrassom), além de cinco consultórios médicos, nove leitos clínicos, recepção com sala de espera, sala de emergência, sala de análises clínicas, salas de observação adulto, salas de observação infantil, sala de procedimentos, expurgo, esterilização, sanitários PNE, sala de reunião e demais ambientes de acordo com a legislação específica.

Prédio está em etapa final de infraestrutura em alvenaria; próxima etapa é a implementação dos equipamentos, instalações específicas e mobiliário

“Teremos entradas distintas, com o serviço de Urgência e Emergência no térreo, para facilitar o acesso de ambulância, por exemplo. Os equipamentos para exames de ultrassom, raio-x, eletrocardiograma e análises clínicas também ficam no piso térreo e serão usados não somente para os atendimentos do Pronto Atendimento como para a Clínica da Família. Isso proporciona resolutividade de 80% nos atendimentos”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera. O investimento em mobiliário e em equipamentos é estimado em R$ 700 mil e será a próxima fase após a conclusão da estrutura.

Ponte São João

Pelo mesmo modelo de atendimento será implantada a Clínica da Família e o Pronto Atendimento Geral da Ponte São João, que terá a obra iniciada nas próximas semanas. O andar da Clínica da Família contará com 12 consultórios médicos/enfermagem, três consultórios odontológicos, dispensação e farmácia, refeitório, sanitários nos consultórios, esterilização/expurgo e almoxarifado, sala de pós-consulta, almoxarifado de medicação, próxima à farmácia e climatizada com ar condicionado,  sala para coleta, administração de medicação e inalação, sala de curativo, sala de vacina, sala multiuso, sala de grupo com escovódromo, além do elevador para acessar  o andar do Pronto Atendimento onde, além dos equipamentos de diagnóstico (raio-x, ultrassom e eletrocardiograma) haverá oito consultórios médicos, 21 leitos clínicos, recepção com sala de espera, sala de emergência, sala de Raio X, sala de ultrassom, sala de eletrocardiograma, sala de análises clínicas, salas de observação adulto, salas de observação infantil, sala de procedimentos, expurgo, esterilização, sanitários PNE e sala de reunião e demais ambientes de acordo com a legislação específica.

Prédio da Clínica da Família contará com atendimento de Atenção Básica e Urgência e Emergência; ambos com consultórios e demais dependências necessárias para a operacionalização dos serviços

No prédio da Vila Progresso será instalado um Centro de Especialidades Diagnósticas – semelhante ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) -, com a proposta de atendimento da população com ambiência, instalações adequadas e acessibilidade. Contará com consultórios médicos/multiuso, recepção com sala de espera, sala de reunião, salas administrativas, sanitários PNE, copa, almoxarifado, sala de ultrassonografia, sala de raio-x e eletrocardiograma, centro cirúrgico e demais ambientes de acordo com a legislação específica e um Pronto Atendimento no piso térreo para o atendimento de urgência e emergência.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais NotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/04/14/clinica-da-familia-expansao-do-modelo-alcanca-hortolandia-e-ponte-sao-joao/

Apoio