Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Está com dúvidas sobre a vacinação contra Influenza? Confira datas e grupos prioritários

Publicada em 14/04/2021 às 16:37

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza começou na segunda-feira (12) e se estende até 9 de julho. Em Jundiaí, a campanha atenderá todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, exceto a UBS Jardim do Lago e a UBS Vila Hortolândia.

Segundo a Coordenadora de Atenção Básica da Prefeitura de Jundiaí, Luciana Marinho, o objetivo da campanha é vacinar, pelo menos, 90% de cada grupo prioritário. Neste ano a vacina irá proteger contras as variantes: Influenza A H3N2, Influenza A H1N1 e a Influenza B, que foram as que circularam no ano anterior.

Nesta primeira etapa – que segue até 10 de maio – os grupos prioritários que receberão a vacina serão: gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, crianças de seis meses e menores de 6 anos e para profissionais da linha de frente que estão atuando em hospitais.

Objetivo da campanha é vacinar, pelo menos, 90% de cada grupo prioritário

Já a segunda etapa da vacinação acontece a partir de 11 de maio e segue até 8 de junho e irá incluir os idosos com 60+ e os professores. A terceira etapa acontece entre 9 de junho a 9 de julho e compõe os grupos prioritários público-alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Tomei vacina contra a COVID-19 e agora?

Segundo Luciana, quem já tomou a vacina contra a COVID-19 deve aguardar 14 dias para tomar a vacina contra a Influenza. Vale lembrar também que não é necessário agendamento para tomar a vacina contra a gripe.

Ficar gripado é normal depois de receber a vacina contra a gripe?

A coordenadora explica que é uma resposta normal do organismo, do sistema imunológico, mas a vacina é fabricada com vírus atenuados, portanto não é para provocar a doença. “Mas é o organismo da pessoa reagindo, se fortificando, para que ela se torne imune”, explica.


Leia mais JundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/04/14/esta-com-duvidas-sobre-a-vacinacao-contra-influenza-confira-datas-e-grupos-prioritarios/

Apoio