Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Comitê das Crianças realiza reunião de aproximação antes da abertura de novas vagas

Publicada em 17/04/2021 às 19:24

Os integrantes do Comitê das Crianças realizaram na manhã deste sábado (17) o primeiro encontro do grupo neste ano. A reunião, ainda de maneira on-line, teve como proposta a retomada das atividades e foi oportunidade para que as crianças interessadas em se manter no grupo demonstrassem interesse. Também foram apresentadas as propostas para que as crianças participem do Plano Pluri-Anual (PPA) de Jundiaí e do Plano Municipal da Cultura.

Para as 24 vagas, foram reconduzidas 18 crianças interessadas. As demais seis vagas serão compostas através de sorteio on-line, que será realizado no dia 06 de maio, nas redes sociais da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Podem se inscrever entre os dias 21 e 30 de abril, por meio de formulário on-line (que ainda será divulgado pela Prefeitura), crianças nascidas entre 2010 e março de 2012, matriculadas em escolas públicas ou privadas do Município, inscritas voluntariamente e com autorização de pais ou responsáveis legais.

Instituído desde 2019, o Comitê das Crianças de Jundiaí chega à sua terceira composição como órgão para diálogo da Prefeitura com as crianças, para que elas contribuam com suas análises e sugestões de propostas para a Infância no Município. Criado após Jundiaí aderir à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, o Comitê é mais uma das iniciativas do programa Cidade das Crianças da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado. Entre as propostas já feitas por seus integrantes, diversas já foram atendidas pela Prefeitura, como a instalação de brinquedos para crianças com deficiência nos parques, incremento da arborização de ruas e espaços públicos, modificações no mobiliário de praças, melhorias no trajeto e entorno das escolas, além da construção do Mundo das Crianças.

Reunião on-line apresentou temas para ser trabalhados nos próximos encontros do grupo, que terá eleição para composição

A reunião
O encontro realizado de maneira on-line tratou dos temas como a pandemia, composição do grupo para o trabalho neste ano, a participação do Comitê nas discussões do PPA e do Plano Municipal de Cultura, além da agenda dos próximos encontros, previstos para os dias 1 de maio e dia 6, quando acontecerá a eleição dos novos integrantes.

Segundo o gestor da UGC, Marcelo Peroni, que conduz a reunião com as crianças do Comitê, acrescenta novas oportunidades para os representantes infantis da sociedade. “Esta será a primeira vez que as crianças terão a oportunidade de opinar sobre as finanças da cidade. Assim como nos anos anteriores, o Comitê agrega novos espaços para a escuta e oferece oportunidade para que as crianças se desenvolvam participem de áreas que antes não faziam parte do contexto da infância”, avalia

O integrante Lucas Gonçalo do Nascimento confirma a fala do gestor. “Quando entrei, no ano passado, no primeiro dia foi meio chato, mas com o passar dos encontros percebi que a importância, que podemos mudar o mundo. Estou muito orgulhoso de fazer parte do Comitê”, comenta o menino que está no 5º ano na EMEB Antonino Messina.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais NotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/04/17/comite-das-criancas-realiza-reuniao-de-aproximacao-antes-da-abertura-de-novas-vagas/

Apoio