Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Procura por consulta odontológica cai 30% no sistema público de Jundiaí durante a pandemia

Publicada em 20/04/2021 às 09:27

Os consultórios dentários registraram queda na procura por pacientes durante a pandemia. Somente no sistema público de saúde de Jundiaí, em 2020, a queda foi de 30% em relação a 2019.

Fernanda Guerra Velasco é uma das profissionais que alegam que deixar de consultar o dentista por muito tempo pode trazer danos irreparáveis à saúde.

“Logo depois, já foi decretado que isso é um serviço essencial de saúde, então o movimento começou a voltar ao normal, entre aspas. Alguns pacientes ainda ficaram com receio de voltar ao atendimento, alguns demoraram meses ou até anos para voltar”, comenta a periodontista.

Com o passar do tempo, a técnica de segurança do trabalho Beatriz de Lima se sentiu segura e confiante para encarar a cadeira do dentista.

“A gente vem adiando já faz um tempo por conta do agravamento da pandemia, mas a gente não pode deixar de fazer o acompanhamento. Como as consultas vêm sendo agendadas, a gente sabe que, chegando aqui, não vai ter um acúmulo de pessoas”, explica Beatriz.

Mas essa ainda não é uma realidade de todos os pacientes.

O Hospital São Vicente, em Jundiaí, que tem um ambulatório de assistência odontológica, registrou uma queda na procura dos pacientes pelo serviço de 32% em 2020, comparado com 2019.

Atualmente, quem procura pelo serviço é aquele paciente que não tratou o problema na fase inicial, com receio de buscar auxílio em plena pandemia, como a dona de casa Maria Luiza Alves dos Santos.

“Eu estou com muita dor no dente e eu não sei se é um caso mais sério, mais grave, e por isso que eu prefiro ir ao dentista, para ele me dizer o que está acontecendo”, comenta.

O cirurgião dentista Fábio Cosloski Iamondi, que trabalha há mais de 30 anos no ambulatório, explica que todos os cuidados estão sendo tomados para garantir que o tratamento dos pacientes siga em segurança. O mais importante é a consciência de que não dá para deixar de lado a atenção com outras doenças.

“A gente pede que as pessoas venham ao serviço para fazer uma avaliação, que é uma coisa muito importante. Às vezes, é uma avaliação simples, que pode evitar até uma internação do paciente e gerar um atendimento mais invasivo”, ressalta.

(Fonte: G1/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais NotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/04/20/consultas-odontologicas-caem-30-no-sistema-publico-de-jundiai-durante-a-pandemia-1/

Apoio