Educadores de Jundiaí participam de formação sobre desenvolvimento da oralidade
A Unidade de Gestão de Educação, por meio do Departamento de Educação Inclusiva (DEIN), promoveu na tarde desta quinta-feira (22), formação sobre O desenvolvimento da Oralidade, ministrada pela fonoaudióloga, especialista em motricidade orofacial, Rosana Maria Almeida de Oliveira, da Apae Jundiaí.
Rosana iniciou a explanação lembrando que a linguagem é o principal instrumento de interação social. “O desenvolvimento e aquisição acontece por meio de dois fatores: pelas características individuais da criança e pelas características de seu ambiente. Além dos sinais que a criança apresenta e que devem levantar a atenção dos profissionais”, explicou a fonoaudióloga.
Foram abordados os transtornos fonoaudiológicos mais comuns, assim como sugerir e orientar algumas práticas possíveis de serem realizadas em sala de aula. Os temas abordados foram: atraso no Desenvolvimento da Linguagem (ADL), Consciência Fonológica, Transtorno no Desenvolvimento da Linguagem (TDL), desvio fonoaudiológico, apraxia, gagueira e habilidades auditivas.
Durante o encontro, foram apresentadas as características de cada evento que pode ocorrer na fala das crianças, quais os sinais que os educadores devem ficar atentos e orientações de atividades e ações simples que podem ser usadas para ajudar as crianças no dia a dia. “São pequenas ações que utilizamos aqui na Apae e que podem ser usadas por vocês”, sugeriu Rosana.
A coordenadora pedagógica do DEIN, Joyce Rodrigues da Mota Iole, explica que, durante todo o ano, são realizadas formações em parceria com as instituições parceiras. “Os encontros são realizados a cada 15 dias, com o foco de discutir com os educadores temas relevantes para o cotidiano dos profissionais nas unidades escolares, sempre com o objetivo de potencializar o desenvolvimento dos estudantes”, comenta.
(Texto/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)