Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Motos causam 44% dos acidentes com mortes no trânsito de Jundiaí

Publicada em 26/04/2021 às 09:03

Mesmo em menor número, as motos são responsáveis por quase metade dos acidentes de trânsito com mortes nas vias municipais e estradas que cortam Jundiaí. Segundo a prefeitura, elas correspondem a 16% de uma frota com aproximadamente 337 mil veículos e causam 44% de todos os óbitos no trânsito.

De acordo com dados do sistema Infosiga, do Governo do Estado de São Paulo, em 2020 a frota de motos chegou a 53.680 veículos em Jundiaí. Neste mesmo período, foram 26 mortes em acidentes com motos em vias municipais e em rodovias.

Levando em conta todos os tipos de veículos, 2020 registrou 2.093 acidentes com vítimas não fatais e 60 com vítimas fatais. Nos três primeiros meses de 2021, já há cinco óbitos registrados e relacionados a motos.

Ricardo Marchiori foi uma das pessoas que sofreu acidente de moto em Jundiaí neste ano

Ricardo Marchiori, de 26 anos, foi uma das pessoas que sofreu acidente de moto neste ano. Há aproximadamente 40 dias, ele colidiu com um carro quando passava, à noite, pela Avenida Henrique Brunini, na região do bairro Fazenda Grande.

“Eu estava na minha mão quando um carro ultrapassou outro, na mão contrária, e cruzou a minha frente”, conta o rapaz, que teve a perna amputada após ser levado ao Hospital São Vicente.

O técnico de manutenção está em recuperação e faz fisioterapia. Além de ter perdido a perna, ele quebrou os dedos da mão e agora busca apoio para conseguir comprar uma prótese. “Meu foco agora é minha recuperação”, diz Ricardo.

Conscientização
Ainda que o número de mortes no trânsito com motos venha diminuindo ao longo dos anos (em 2017 foram 34, sendo 11 em vias internas da cidade), os dados ainda representam preocupação.

Por isso, a prefeitura lançou uma campanha de educação no trânsito com aplicação de “multas educativas” através de equipamentos de fiscalização, além da instalação de faixas com mensagens de atenção e postagem nas redes sociais, por meio dos canais da Prefeitura de Jundiaí.

A previsão é que os radares passem a aplicar multas ainda em maio, depois da aferição dos equipamentos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Inicialmente, serão 12 equipamentos fazendo autuações, com aumento mês a mês, até chegar a 59 pontos com radares em toda a cidade.

Todos os locais estarão devidamente sinalizados para orientar o motorista. Além disso, todos os pontos – incluindo os locais cujos equipamentos passarão a funcionar nos próximos meses – podem ser consultados na página inicial do site da prefeitura.

Também em maio tem início a campanha Maio Amarelo, com reforço na conscientização no trânsito através de material visual que pode ser utilizado em diferentes ações na cidade e nas redes sociais.

(Fonte: G1/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais MobilidadeNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/04/26/motos-causam-44-dos-acidentes-com-mortes-no-transito-de-jundiai/

Apoio