Comemorações online marcam o Dia Internacional da Dança em Jundiaí
Com programação online na noite dessa quarta-feira (29), a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e as escolas, grupos e academias da cidade deram início às comemorações pelo Dia Internacional da Dança 2021.
Participaram do encontro virtual o gestor da UGC, Marcelo Peroni; o diretor do Departamento de Cultura, João Carlos De Luca; e o diretor artístico da Cia. Jovem de Dança, Alex Soares, que dialogaram com os representantes de 17 escolas ou academias de Dança sobre a importância dessa linguagem artística e das estratégias desenvolvidas nos últimos meses para que, apesar da pandemia e do isolamento social, pudessem continuar com suas atividades de maneira remota. O encontro contou ainda com a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Para esta quinta-feira (29), dia internacional da Dança, estão previstas as exibições das coreografias montadas especialmente para a data pela Cia. Jovem de Dança e pelos grupos participantes. O evento também será exibido no Facebook e YouTube da Cultura, a partir das 19h30.
“A pandemia tem sido um momento em que, mais do que nunca, a sociedade percebeu a importância das Artes e da Cultura. Este encontro on-line é um momento de felicidade, pois permite a união de pessoas que lutam e desenvolvem a sua Arte com talento e esforços. Apesar do isolamento, conseguimos reunir e dialogar com estes profissionais que levam o nome de Jundiaí para o cenário nacional. Do nosso diálogo para programar o festival Enredança surgiu esta vontade de comemorar esta importante data e não podíamos deixa-la passar em branco”, comemorou Peroni.
Alex Soares destacou o trabalho da Cia. Jovem de Dança. “Sinto-me privilegiado em estar à frente da companhia, em vista da força da dança na cidade e da retomada da companhia em 2018 pela Prefeitura com um perfil jovem.”
Alex também destacou as coreografias da Cia. no espetáculo on-line desta quinta (29). “Para esta verdadeira Noite de Gala virtual, levaremos a abertura da coreografia “P.A.Q.U.I.T.A. – Passos aleatórios que um impulso te apresenta”, com o qual concorremos no ano passado ao prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) Dança 2020, e uma coreografia que intitulamos “Tik Clog”, pois é baseada na linguagem do Tik Tok em cima da cena clássica dos tamancos (clog, em inglês) do “La fille mal gardée” (do francês, A Garota mal protegida), balé de repertório mais antigo de Jean-Georges Noverre, cuja data de nascimento celebramos neste 29 de abril”.
Participam do Dia da Dança 2021 com a UGC: Baillare Estúdio de Dança, Ballet Teatro Oficina, Cia. de Dança Márcio Marques, Dance Company, Danzaria Estúdio de Dança, Escola Superior de Educação Física (Esef), IOA Dança, Kahal Escola de Dança, La Bella Arte, Mobius, Música e Dança Monalisa Pizzolato, Núcleo de Dança Anna Paula & Dualc, Núcleo Juliana Santos, Premiere Escola de Dança, Studio La Danse, Studio Lilian Ferret e UNIEF.
(Texto/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)