Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Audiência pública do novo Sistema Jundiaí de Inovação atrai diferentes segmentos da sociedade

Publicada em 01/05/2021 às 09:30

A Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Governo e Finanças e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, realizou, em transmissão online na noite desta quinta-feira (29), a audiência pública para discussão do projeto de Lei do Novo Sistema Jundiaí de Inovação. O evento foi transmitido ao vivo pela internet nas redes sociais da Prefeitura e da TVTEC e no canal 24 da NET e contou com a participação de membros da da administração pública, academia, entidades e da comunidade, incluindo espectadores da transmissão.

Luiz Fernando apresentou dados de Jundiaí durante a audiência pública, com transmissão ao vivo nas redes sociais

A abertura da audiência foi feita pelo prefeito Luiz Fernando Machado, que destacou a importância de discutir o futuro da cidade e apresentou alguns dos principais indicadores sociais e econômicos de Jundiaí. “No momento de tamanha crise, com a pandemia, estamos inovando, buscando mais infraestrutura, educação, desenvolvimento inclusivo”, explicou o prefeito. “Os objetivos da Lei de Inovação é fomentar a economia, aumentar a qualidade de vida dos cidadãos e dar mais eficiência nas operações urbanas.” 

O prefeito destacou que, apesar do município ocupar a 11a. posição no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil e a 4a. no Estado de São Paulo, além de ser a 17ª economia do país e a 7ª do Estado, é necessário construir as bases para as próximas gerações.

Na sequência, o gestor de Governo e Finanças abordou detalhes sobre o projeto de Lei do novo Sistema de Inovação. “Estamos construindo um novo ecossistema de inovação espalhado por todo o município, com foco no fomento de startups e na atração de empresas de base tecnológica, nacionais e internacionais, assim como a criação de oportunidades para os jovens e empregos de qualidade”, declarou Parimoschi. “Além disso, precisamos levar serviço público ainda mais rápido para o cidadão que mais precisa. Estamos construindo aqui uma importante ponte para o futuro.”

O projeto de Lei de Inovação prevê a criação de uma agenda de desenvolvimento, com dez objetivos estratégicos que nortearão a elaboração do Sistema Jundiaí de Inovação. É o que explicou o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes. “A audiência pública é justamente para envolver nossa sociedade, abrir espaço para as pessoas contribuírem com suas ideias”, disse Lopes. “Já tivemos mais de 200 pessoas que preencheram nossa pesquisa, deixada no portal da Prefeitura de Jundiaí.”

A pesquisa acontece até o dia 6 de maio e visa ampliar a participação da sociedade na construção do projeto. Quem quiser contribuir deve entrar no link e responder às questões.

Convidados da audiência pública

Pela hélice do poder público participaram da discussão o vereador Douglas Medeiros, o diretor-presidente da CIJUN, Amauri Marquezi de Luca e o diretor de Ciência & Tecnologia de Jundiaí, Julio Durante; pela hélice da academia, o professor-coordenador do curso de ciência da computação da Faculdade Padre Anchieta, Fábio Lucchini, o diretor da Fatec Jundiaí, Francesco Bordignon e a advogada e coordenadora do Núcleo Jurídico do Observatório de Inovação e Competitividade IEA/USP, Gabriela Capobianco Palhares; pela hélice dos empresários, a Agile Coach Raquel Rodrigues, o fundador do Grupo Viceri e CEO da plataforma Beatrix, Marcel Pratte, o vice-presidente do Conselho de Ciência e Tecnologia e empresário Alexandre Borim e o empreendedor e ex-residente na incubadora tecnológica de Jundiaí, Lucas Zorzi.

Pela hélice da comunidade, participaram a liderança jovem do Jardim das Tulipas Diego Del Roveri, a liderança do bairro Jardim Fepasa Michel Teza, o estudante de Engenharia Mecatrônica da Poli-USP Gabriel Gelli Checchinato; pela hélice da indústria, comércio e serviços, o CEO de Smart Infrastructure da Siemens, Sergio Jacobsen, o gestor de inovação na MAHLE Metal Leve S.A., Walter Wascheck, o diretor titular do CIESP Jundiaí, Marcelo Cereser, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, o presidente da VOA SP, Marcel Gomes Moure; e, como consultores externos, os consultores de tecnologia Rogério Alessi e Luís Isique.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/05/01/audiencia-publica-do-novo-sistema-jundiai-de-inovacao-atrai-diferentes-segmentos-da-sociedade/

Apoio