Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Diagnóstico do PDL é apresentado pelo Sebrae

Publicada em 01/05/2021 às 09:53

Representantes da Prefeitura de Jundiaí, do Sebrae e dos segmentos da indústria, comércio e serviços participaram, na manhã desta sexta-feira (30), de maneira virtual, da reunião de apresentação do diagnóstico do PDL (Plano de Desenvolvimento Local), que tem como objetivo auxiliar a recuperação econômica, gerar postos de trabalho e elevar a competitividade entre micro e pequenas empresas de Jundiaí. O PDL faz parte das iniciativas do programa Jundiaí Empreendedora, lançado ano passado, no início da pandemia, para mitigar seus efeitos na economia local.

Para o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, com o diagnóstico apresentado pelo PDL será possível enxergar melhor o que cada segmento da economia local necessita. “Dessa forma, poderemos nortear nossas ações. Quanto mais assertivas forem nossas avaliações, maior a chance de acerto”, observa. “Jundiaí tem vocação empreendedora, economia forte e continua crescendo, mesmo com todos os reflexos negativos da pandemia.”

O diagnóstico apresentou como prioridades e foco, em curto prazo, fomentar a formalização e capacitação de novos pequenos negócios; e, entre outros pontos, capacitar pequenos negócios do município, integrando-os com as demandas das médias e grandes empresas nos diversos setores e segmentos; identificação de oportunidades no mercado. A médio e longo prazos, foram destacados objetivos como potencializar a formação empreendedora no ensino fundamental e médio, atrair centros de pesquisa e investir no desenvolvimento de novas tecnologias e investir na qualificação profissional.

Reunião virtual uniu inclui a Prefeitura de Jundiaí, o Sebrae e os entes da Governança, composta por vários setores da sociedade

O diretor administrativo-financeiro do Sebrae, Guilherme Campos, diz que um programa como o PDL traz uma luz para muitas pessoas e empresas nesse período de incertezas, com uma crise que atinge todo o Brasil. “São muitas as dificuldades, sabemos disso, mas precisamos dar oportunidade para as pessoas melhorarem seus negócios.”

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, diz que o PDL deve caminhar lado a lado com a criação da Lei do novo Sistema Jundiaí de Inovação, que teve uma audiência pública na noite desta quinta-feira (29) para sua discussão entre diferentes representantes do poder público e da sociedade civil. “Jundiaí está estruturando um plano para de antecipar à retomada do crescimento da economia no pós-pandemia”, declarou. “O PDL permitirá ao município uma atuação focada nos diversos segmentos da economia, preservando empresas e empregos, além de criar estímulos para o médio e longo prazo no ambiente econômico local.”

“Entramos agora na execução da agenda estratégica, para identificar e trazer soluções para diferentes segmentos de nossa economia”, declara o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes. “Essa parceria com o Sebrae tem sido muito importante e produtiva.”

Responsável pela apresentação do diagnóstico, o gerente regional do Sebrae, Marcelo Paranzini, destacou que o momento exige união de todos os setores que participam do PDL, o que inclui a Prefeitura de Jundiaí, o próprio Sebrae e os entes que formam a chamada Governança, composta por vários setores da sociedade. “Só teremos resultado se trabalharmos de maneira unida.”

As próximas reuniões do PDL estão marcadas para as próximas terça (4) e quinta-feira (6), das 15h às 18h. Trata-se da quinta fase do programa, que inclui a criação de uma agenda com grupos de trabalho.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais EconomiaNotíciasTecnologia
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/05/01/diagnostico-do-pdl-e-apresentado-pelo-sebrae/

Apoio