Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Mais espaço externo para a aprendizagem em obra de EMEB no Tarumã

Publicada em 02/05/2021 às 13:54

No Jardim Tarumã, a EMEB Reynaldo Montalvão Basile passa por obras de ambiência escolar, dentro do programa Escola Inovadora, que preconiza por educação de qualidade e a aprendizagem em espaços ao ar livre. No projeto, as intervenções nas áreas externas ganham destaque, mais espaço para ampliação do jardim e do solarium, inclusão de brinquedos naturais, com água e até uma casa de árvores são os diferenciais, principalmente para o retorno das aulas presenciais dentro do programa de desemparedamento da infância. 

Área externa recebe ampliação dos espaços de jardim e solarium

A unidade, que atende 79 crianças entre zero e 3 anos, foi construída há mais de 30 anos e atualmente recebe as intervenções de revitalização e ampliação do parque infantil. “O projeto leva em consideração as premissas da Urban 95, com foco para o desenvolvimento da educação de qualidade e para a primeiríssima infância, além do desemparedamento, que preconiza as atividades ao ar livre e em contato com a natureza”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado. 

A casa da árvore foi construída entre duas árvores que foram plantadas na inauguração da escola, em 1989, e será um dos grandes destaques da escola após a conclusão das obras.  “A ideia nasceu da equipe escolar. Será na verdade uma casa, um forte, um castelo, uma barraca, são diversas possibilidades imaginativas pois ao invés de ter telhado, a cobertura é a própria copa das árvores. Será um local único para estimular a aprendizagem das crianças”, explica a diretora da EMEB, Michele de Assis Negri.

O investimento de R$ 250 mil é proveniente do orçamento da Unidade de Gestão de Educação. Além das intervenções na área externa, também é executada a impermeabilização de paredes internas e externas, execução de novo solarium, substituição de pisos, impermeabilização de reservatório, revisão hidráulica, revisão elétrica, substituição de portas e batentes, adequação de espaço para depósito, manutenção em área externa, muro, parque e iluminação, adequação de sanitários e cozinha, substituição de cubas de lavagem, revisão dos telhados e do sistema de drenagem e pintura geral.

Casa da árvore foi construída entre árvores plantadas na inauguração da escola, em 1989

“A primeiríssima infância tem grande importância no desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças. Direcionar recursos para projetos e obras que atendem esses alunos e o desemparedamento é investir na educação de qualidade de Jundiaí”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Outras cinco EMEBs estão em obras atualmente em Jundiaí. São R$ 15 milhões de investimentos em intervenções em ambiência escolar dentro do programa Escola Inovadora. Além da EMEB Reynaldo Montalvão Basile, também recebem intervenções as EMEBs Prof. Joaquim Candelário de Freitas, Prof. Anézio de Oliveira, Amélia Lima Lopes e Professora Mercedes Basile Bonito.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/05/02/mais-espaco-externo-para-a-aprendizagem-em-obra-de-emeb-no-taruma/

Apoio