Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Brasil recebe 4 milhões de doses da vacina de Oxford por meio do consórcio Covax

Publicada em 03/05/2021 às 09:22

Chegaram ao Brasil, entre sábado e domingo, mais 4 milhões de doses prontas da vacina de Oxford/AstraZeneca fornecidas por meio do consórcio Covax Facility, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a distribuição global de imunizantes contra a COVID-19. Foram 220,8 mil doses recebidas no sábado (01), e mais 3,8 milhões desembarcadas neste domingo (02), no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

É a segunda e maior remessa enviada até agora por meio do consórcio. No final de março, o País recebeu 1 milhão de doses. Embora o Covax trabalhe com vacinas de diversos fabricantes, todas as doses enviadas até agora ao Brasil foram de produtos de Oxford/AstraZeneca produzidos em uma fábrica da farmacêutica na Coreia do Sul.

Parte desse quantitativo estava atrasado. A previsão para a entrega de março era de 2,9 milhões de doses, mas só um terço desse volume foi enviado.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross, estiveram no aeroporto para receber as vacinas. “Já devíamos ter recebido essas doses desde janeiro. Todavia, em função das dificuldades com vacinas em todo o mundo, só estamos recebendo agora”, disse o ministro, em pronunciamento após a chegada das vacinas.

Ao lado de representante da Unicef, Queiroga defendeu a volta às aulas. “Um tema importante é o retorno às atividades letivas. É fundamental que os alunos voltem às aulas não só para aprender, mas também nas aulas eles recebem alimentos”, declarou.

Funcionários do Aeroporto de Guarulhos desembarcam doses da vacina de Oxford/AstraZeneca enviadas por meio do consórcio Covax

Outras 4,8 milhões de doses do Covax são esperadas para este mês: 4 milhões do imunizante de Oxford/AstraZeneca e 842,4 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech. Até o final do ano, a parceria com a OMS prevê a entrega de 42,5 milhões de vacinas ao País.

O Brasil também tem contrato para 100 milhões de doses da Pfizer firmado diretamente com o laboratório. A primeira remessa, com 1 milhão de unidades, chegou na última quinta-feira e começará a ser distribuída aos Estados hoje.

Na próxima quinta, o Instituto Butantan deve entregar outro 1 milhão de doses da Coronavac. Elas são esperadas principalmente por municípios que tiveram que interromper a oferta da segunda aplicação por atraso na entrega.

(Fonte/Imagem: Estadão)


Leia mais NotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/05/03/brasil-recebe-4-milhoes-de-doses-da-vacina-de-oxford-por-meio-do-consorcio-covax/

Apoio