Pé na estrada: a bordo de uma Kombi, casal de Jundiaí conhece Brasil e América do Sul
Largar tudo e se jogar na estrada. Quem nunca teve essa vontade, não é mesmo? Mas a coragem de realmente abandonar tudo (e todos) e partir pelo mundão afora é para poucos. Entre este seleto grupo está o casal Piero Garcia, 39 anos e Maira Magoga, 38, moradores de Jundiaí. Em 2017, os dois botaram em prática o sonho e embarcaram em uma Kombi, ano 97, apelidada de “Karminha”. Daí em diante foram muitos quilômetros rodados e muita história para contar.
“A ideia surgiu quando trocamos nosso Ford Ka pela Kombi, em fevereiro de 2017, apenas para ter um carro maior para acampar. Em abril, fomos em um encontro de Kombi em Paraty. A partir desse dia resolvemos que iríamos morar na Kombi e viajar”, lembram. O casal conta que foram seis meses de preparação, tanto pessoal, quanto da família e amigos. “Foi uma fase difícil de adaptação, sabendo que tudo mudaria em nossas vidas e haveria a distância da família”.
Segundo eles, a principal preocupação era como viver na estrada e com o que se sustentar. “Eu era técnico eletrônico e a Maira, autônoma. Começamos a vender artesanatos antes mesmo de sair para essa jornada e deu certo!”, lembram.
A viagem começou com direção ao Sul do Brasil, onde o casal percorreu todo o litoral desde São Paulo até o Rio Grande do Sul. “Subimos até o Oeste de Santa Catarina, saímos para a Argentina rodando uns 300 quilômetros até a tríplice divisa com o Brasil e o Paraguai”.
O casal conheceu 18 estados do nosso país, passando por diversas praias, cachoeiras e rios. Além do Brasil, o casal também acabou conhecendo nossos “hermanos”, passando por toda costa do Uruguai, Argentina, Cordilheiras dos Andes e Chile. “Conhecemos o Glacial Perito Moreno, até chegar ao nosso destino, o “fin del mundo”, Ushuaia que fica localizado no extremo sul da Argentina”.
Para eles, o melhor da viagem são as pessoas, as amizades, as culturas e as paisagens. “Já passamos por muitas coisas, boas e ruins, que nos fizeram aprender cada vez mais. Mas por todos os lugares que passamos as pessoas sempre foram muito receptivas e nos apoiaram”, garantem.
De volta na estrada
O casal voltou da viagem já pensando na próxima. “Na viagem de volta do Ushuaia viemos por diversas vezes sonhando e programando a próxima viagem, que talvez tivesse como destino o Amazonas. Mas três semanas após a nossa chegada a São Paulo começou essa pandemia nos travando totalmente”, contam.
No começo de abril o casal decidiu se jogar na estrada novamente, mas, dessa vez, sem rumo definido. “Hoje estamos em Palhoça, Ponta do Papagaio, em Santa Catarina, um lugar incrível e lindo, muito próximo a Florianópolis, vamos ficar um tempo por esses lados”. Ao serem indagados até quando pretendem seguir viajando, o casal não hesita em responder: “Não temos a menos ideia!”.
Para acompanhar a viagem do casal, pode segui-los no Facebook ou Instagram @karminhaviajandonaviagem.
(Texto: TVTEC/Imagens: Arquivo pessoal)