Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Patos e galinhas fazem parte das aulas de desemparedamento em EMEB no Rio Acima

Publicada em 04/05/2021 às 16:24

Lola e Lolô são os novos integrantes da EMEB Pedro Clarismundo Fornari, no Rio Acima, o casal de patos foi recebido com comemoração pelos alunos do 4º ano que retornaram para as aulas presenciais nesta semana.

Rebeca de Moraes Silva, de 10 anos, e Jennifer Eduarda Barbosa Silva, de 9 anos, foram as que mais vibraram com a notícia. “Eu estava com saudades das aulas na escola e também dos nossos animais. Fiquei tão feliz com a surpresa dos novos patos”, contou Rebeca com alegria, que foi complementada pela amiga Jennifer “Eu amo animais, tenho 12 codornas em casa e ajudar a cuidar das galinhas e patinhos que ficam aqui na escola é muito legal. As aulas ficam mais divertidas e aprendemos mais”, contou. 

As meninas fazem parte do grupo de crianças que ajudam a cuidar do galinheiro que é a nova moradia de Lola e Lolô, onde já estão mais três galinhas, um galo e uma pata. Aprender a organizar o espaço, saber da importância da alimentação correta e higienização do local fazem parte das atividades dos alunos dos 4º e 5º anos da escola no Rio Acima.

Rebeca e Jennifer comemoraram a chegada do casal de patos Lolô e Lola

A EMEB atende a 230 alunos, da pré-escola e ensino fundamental, em período integral. As turmas mais novas visitam o galinheiro com os professores para aulas temáticas, enquanto os alunos do 4º e 5º ano ajudam na organização e cuidados com o ambiente e animais. 

A escola que está situada no meio de propriedades que têm produção rural trabalha com foco na valorização dos temas que envolvem a agricultura e atividades rurais. “Buscamos trazer o orgulho e valorização do agronegócio para a escola, além de fazer com que as atividades sejam uma extensão do que boa parte dos alunos vivem em casa. Com isso, conseguimos aliar a aprendizagem de diversas disciplinas como matemática por meio do porcionamento dos alimentos e da horta, biologia ao estudar os animais, entender o ciclo da reprodução, por exemplo, a diferença entre os ovos das espécies, entre diversos outros assuntos que são possível trabalhar com as crianças”, explica a bióloga e diretora da EMEB, Telma Regina de Lima.

Organização e responsabilidade são parte dos trabalhos da EMEB. Além de cuidar dos animais, os alunos também ajudam na horta. “Eles fazem o plantio e depois visitam o zelador para explicar como devem ser feitas as regas noturnas, por exemplo, e indicam se precisam de algum material diferente para a manutenção do espaço”, comenta Telma. 

Organizar e cuidar dos animais está dentro das atividades de aprendizagem da escola no Rio Acima

As aulas presenciais nas escolas do ensino municipal retomaram na segunda-feira (3), em sistema híbrido, respeitando os protocolos de segurança sanitária, distanciamento, uso de máscara e álcool em gel e com capacidade máxima de 35% da escola. O desemparedamento da infância preconiza as aulas em áreas ao ar livre, em contato com a natureza e fazem parte do programa Escola Inovadora, instituído na gestão do prefeito Luiz Fernando Machado.

(Texto/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais JundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2021/05/04/patos-e-galinhas-fazem-parte-das-aulas-de-desemparedamento-em-emeb-no-rio-acima/

Apoio